No recente balanço trimestral da Meta, na conferência de telefone para acionistas, o CEO Mark Zuckerberg expressou novamente sua confiança no futuro dos óculos de inteligência artificial. Ele acredita que óculos inteligentes serão uma ferramenta ideal para as pessoas interagirem com a inteligência artificial e que aqueles que não tiverem esses óculos enfrentarão uma grande desvantagem cognitiva no futuro.

óculos de realidade virtual VR realidade aumentada metaverso (2)

Nota da fonte da imagem: imagem gerada por IA, provedor de autorização Midjourney

Zuckerberg destacou que os óculos inteligentes permitem que a IA veja o que o usuário vê, ouça o que ele ouve e converse com ele. Ele enfatizou que óculos com telas ajudarão a melhorar a experiência do usuário, como os próximos óculos de realidade aumentada Orion da Meta, que oferecerão uma visão holográfica mais ampla, enquanto alguns óculos inteligentes cotidianos podem ter telas menores.

À medida que os esforços da Meta em óculos inteligentes continuam avançando, produtos como Ray-Ban Meta e Oakley Meta já foram lançados com sucesso. Esses óculos permitem aos usuários ouvir música, fotografar e filmar, bem como perguntar à IA da Meta sobre o que está vendo. Segundo dados da empresa de óculos EssilorLuxottica, as vendas dos óculos Ray-Ban Meta cresceram mais de três vezes, o que animou muito a Meta.

Ainda que o departamento Reality Labs da Meta tenha enfrentado grandes prejuízos nos últimos anos, Zuckerberg continua otimista sobre o futuro. Ele mencionou que o Reality Labs realizou uma série de pesquisas sobre diferentes tecnologias nos últimos 5 a 10 anos, visando apoiar a visão futura da inteligência artificial e da computação do consumidor. Apesar de os prejuízos operacionais do departamento atingirem 4,53 bilhões de dólares no segundo trimestre, o total de perdas desde 2020 ultrapassa 70 bilhões de dólares, mas Zuckerberg ainda acredita que os dispositivos de inteligência artificial para o consumidor provavelmente tomarão a forma de óculos.

No entanto, embora os óculos pareçam ser a escolha mais adequada agora, os dispositivos de inteligência artificial do futuro podem ser surpreendentes. Assim como as pessoas não sabiam da necessidade dos smartphones antes de seu surgimento, a forma dos dispositivos futuros pode ser algo inimaginável. Apesar disso, Zuckerberg continua acreditando que os óculos serão a melhor maneira de unir o mundo físico e digital e que a inteligência artificial acelerará esse processo, promovendo a realização de sua visão do metaverso.

Pontos-chave:

🌟 Zuckerberg acredita que as pessoas sem óculos de inteligência artificial estarão em desvantagem cognitiva no futuro, e os óculos inteligentes se tornarão a ferramenta ideal para interagir com a inteligência artificial.  

👓 A Meta já lançou vários óculos inteligentes, como o Ray-Ban Meta, com boas vendas e feedback positivo dos usuários.  

📉 Apesar dos grandes prejuízos do departamento Reality Labs, Zuckerberg tem confiança no futuro dos óculos como dispositivos de inteligência artificial.