Recentemente, Elon Musk, fundador da Tesla, rebateu veementemente uma reportagem na plataforma de mídia social X (anteriormente Twitter). A reportagem afirmava que a Tesla e a xAI, empresa de IA de Musk, pretendiam compartilhar receitas, permitindo que a Tesla usasse os modelos de IA da xAI.
A notícia foi inicialmente divulgada pelo Wall Street Journal, mencionando que a Tesla planejava usar a tecnologia da xAI para melhorar seu software de direção autônoma (Full Self-Driving, ou FSD). Além disso, a xAI poderia ajudar a Tesla a desenvolver assistentes de voz e software para o robô humanoide Optimus da Tesla.
No entanto, Musk negou isso. Ele disse que não leu a reportagem, mas considerou a publicação resumida de um usuário como "imprecisa". Ele enfatizou que a Tesla recebeu ajuda de engenheiros da xAI, acelerando o desenvolvimento do FSD sem supervisão, mas não precisa licenciar nada da xAI. Musk acrescentou que os modelos da xAI são enormes, contendo uma versão compactada do conhecimento humano, e simplesmente não podem ser executados no computador de inferência dos veículos da Tesla, nem a Tesla deseja isso.
Vale mencionar que Musk fundou a xAI para competir com a OpenAI, da qual ele foi cofundador, mas depois deixou. Ainda este ano, o TechCrunch informou que, em seu plano de financiamento de US$ 6 bilhões, a xAI mencionou que seus modelos seriam treinados com base nos dados das empresas de Musk, a fim de melhorar as capacidades tecnológicas de várias empresas.
Contudo, os acionistas da Tesla estão preocupados e entraram com uma ação contra Musk, alegando que ele está desviando talentos e recursos da Tesla para uma empresa que, em essência, é uma concorrente.
Pontos importantes:
🌟 Musk nega a reportagem sobre o compartilhamento de receita entre a Tesla e a xAI, afirmando que a informação é imprecisa.
🚗 A colaboração entre a Tesla e a xAI não requer licenciamento, e os modelos da xAI não podem ser executados nos veículos da Tesla.
📈 Os acionistas estão insatisfeitos com a fundação da xAI por Musk e já entraram com uma ação judicial contra ele.