A empresa de táxis por aplicativo norte-americana Lyft anunciou hoje uma parceria com o grande grupo de tecnologia chinês Baidu, planejando implantar táxis autônomos (Robotaxi) no mercado europeu a partir de 2026. Sob a influência desta notícia positiva, as ações da Lyft e da Baidu subiram mais de 3% antes do início das negociações no mercado norte-americano.
De acordo com o acordo, a colaboração entre as duas empresas começará inicialmente no Reino Unido e na Alemanha, e após a aprovação dos reguladores, o carro autônomo de sexta geração da Baidu, o RT6, será colocado em operação na plataforma da Lyft. As duas empresas planejam expandir a escala da implantação para milhares de veículos nos próximos anos.
Essa parceria marca a primeira expansão da Lyft para mercados fora da América do Norte. Apenas na semana passada, a Lyft completou a aquisição do aplicativo de táxis europeu FreeNow, o que lhe permitiu construir uma rede de operações que abrange 9 países europeus e mais de 180 cidades, fornecendo uma base sólida para a implantação dos Robotaxi.
No que diz respeito à divisão de trabalho, a Lyft será responsável pela operação da plataforma, atendimento ao cliente e gestão da frota, enquanto a Baidu fornecerá os veículos autônomos e o suporte técnico principal.