Enquanto as inovações nos campos da computação quântica e da inteligência artificial continuam a aquecer, a IBM e a AMD anunciaram recentemente uma parceria para desenvolver sistemas de computação de próxima geração, que combinam computadores quânticos, computação de alto desempenho e aceleradores de inteligência artificial. A parceria visa construir uma plataforma aberta escalável, promovendo o desenvolvimento do que é conhecido como "supercomputação com centro quântico".

Supercomputador Centro de dados (1)

Nota sobre a fonte da imagem: A imagem foi gerada por IA, o provedor de licença é o Midjourney

A parceria utilizará a tecnologia líder da IBM em computação quântica e a expertise da AMD em computação de alto desempenho e tecnologias de inteligência artificial. Lisa Su, presidente e CEO da AMD, disse: “Nossa parceria com a IBM explora a fusão entre computação de alto desempenho e tecnologia quântica, vemos grandes oportunidades para acelerar descobertas e inovações.”

O conceito central da supercomputação com centro quântico é combinar computadores quânticos com sistemas clássicos de computação (incluindo processadores centrais e gráficos). Essa fusão pode proporcionar capacidade de computação mais eficiente e oferecer novas ideias e métodos para resolver problemas complexos. Por meio dessa parceria, a IBM e a AMD esperam promover a divulgação da tecnologia de computação quântica, especialmente no desenvolvimento de novas soluções quântico-clássicas, planejando usar plataformas abertas como o Qiskit para incentivar a participação de mais usuários.

Essa parceria não só fornece nova força para a ciência, mas também trará grandes mudanças para aplicações industriais. À medida que a computação quântica e as tecnologias de inteligência artificial continuam a amadurecer, os sistemas computacionais do futuro têm potencial para avanços significativos em vários campos, incluindo pesquisa de medicamentos, ciência dos materiais e simulação de sistemas complexos.

Esses avanços atraíram atenção do setor tecnológico e trouxeram novas oportunidades para o desenvolvimento da indústria relacionada. À medida que a parceria entre a IBM e a AMD avança, a combinação de computação quântica e inteligência artificial abrirá novas perspectivas de aplicação.

Destaque:

🌌 A IBM e a AMD estão colaborando para desenvolver tecnologia de supercomputação com centro quântico, combinando computação quântica e computação de alto desempenho.

🤝 Essa parceria utilizará as vantagens tecnológicas das duas partes, acelerando descobertas científicas e inovações.

🔗 O uso da plataforma aberta Qiskit promoverá a divulgação e a aplicação da tecnologia de computação quântica.