Recentemente, o mercado online Etsy compartilhou as últimas informações sobre vendas de produtos gerados por inteligência artificial (IA) e anunciou a continuação de seu plano para "apoiar artistas por meio do desenvolvimento artístico". A plataforma permitirá que vendedores divulguem o uso de IA na descrição de seus produtos, vendendo obras de arte originadas de prompts originais ou ferramentas de IA.
A Etsy reconhece o progresso e a integração inevitáveis das ferramentas de IA (incluindo softwares de edição) no processo criativo. A plataforma afirma: "Quando os artistas usam essas ferramentas de IA, eles ainda tomam decisões criativas e contribuem para orientar a IA e planejar cuidadosamente a saída, criando um produto final único para venda."
Observação da fonte: Imagem gerada por IA, fornecida pelo Midjourney.
No entanto, a Etsy deixou claro que não permitirá a venda de pacotes de prompts de IA, pois considera que isso ultrapassa os limites da criação. Em um post de blog, a empresa declarou: "Acreditamos que os prompts usados para gerar obras de arte de IA são parte integrante do processo criativo e não devem ser vendidos separadamente da obra de arte final."
A Etsy enfatiza que essas diretrizes podem ser ajustadas à medida que as considerações sobre a ética e o impacto ambiental da IA evoluem.