O Meta anunciou recentemente planos para lançar um aplicativo independente dedicado a um chatbot de IA. A notícia foi divulgada pela CNBC e confirmada pelo The Verge. O aplicativo independente deve ser lançado no segundo trimestre deste ano, juntando-se a outros players do mercado de aplicativos de IA, como o ChatGPT da OpenAI, o Gemini do Google e o Copilot da Microsoft.

Atualmente, o chatbot de IA do Meta já está amplamente integrado ao Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp. No entanto, um aplicativo independente ajudará a empresa a alcançar novos usuários que ainda não utilizam essas plataformas de mídia social. Similarmente aos seus concorrentes, o chatbot de IA do Meta pode responder a perguntas, gerar imagens, editar fotos e muito mais. Recentemente, também ganhou a capacidade de "memória", oferecendo recomendações personalizadas e melhorando a interação com o usuário.

Amante robô de IA - Amante virtual

Nota da imagem: Imagem gerada por IA, fornecida pela Midjourney.

O Meta tem aumentado significativamente seus investimentos em IA nos últimos anos. O CEO Mark Zuckerberg chegou a declarar um investimento de até US$ 650 bilhões para realizar as ambições da empresa em IA. Em resposta, o CEO da OpenAI, Sam Altman, brincou: "Bem, talvez devêssemos lançar um aplicativo de mídia social". Embora o Meta não tenha comentado sobre isso, a notícia gerou grande interesse no setor.

Para impulsionar ainda mais sua estratégia de IA, o Meta planeja um evento dedicado à IA em 29 de abril, onde mais informações devem ser divulgadas. Com o avanço contínuo da tecnologia de IA, essa nova iniciativa do Meta demonstra sua ambição no setor e sua determinação em manter sua competitividade em um mercado em constante mudança.