A aplicação de registro de reuniões com inteligência artificial Granola tem experimentado um crescimento acelerado recentemente. Desde seu lançamento há um ano, este produto em estágio inicial já alcançou um crescimento de 10% na base de usuários semanalmente. O sucesso de Granola não só se deve à recomendação boca a boca entre a equipe fundadora e os investidores, mas também ao seu principal ponto de venda, que vai além do simples "registro automático de reuniões", tornando-se aos poucos uma "assistentes de IA" para integrar informações pessoais e profissionais dos usuários.
O cofundador de Granola, Chris Pedregal, disse ao TechCrunch que os usuários agora frequentemente utilizam Granola para anotações pessoais, permitindo que sua análise AI de conteúdo diário forneça insights. "Não é apenas uma ferramenta para reuniões; parece ser o lugar onde muitos começam seus dias," acrescentou ele.
Com o impulso do crescimento, Granola anunciou ter obtido uma rodada de financiamento de série B no valor de 43 milhões de dólares, liderada pela empresa de capital de risco NFDG de Nat Friedman e Daniel Gross, avaliando a startup em 250 milhões de dólares. Investidores antigos como Lightspeed e Spark seguiram a rodada, enquanto nomes conhecidos como Guillermo Rauch da Vercel, Amjad Masad da Replit, Tobias Lütke da Shopify e Karri Saarinen da Linear também participaram como investidores-anjo. Com essa rodada, o total levantado pela Granola chega a 67 milhões de dólares.
Essa rodada de financiamento também marca o início da expansão de Granola para cenários de colaboração em equipe. A nova funcionalidade de colaboração permite que os usuários compartilhem notas e transcrições e oferece análises inteligentes mais ricas com base no conteúdo compartilhado. Os usuários podem criar pastas personalizadas para diferentes contextos, como vendas, feedback de clientes, recrutamento, e até mesmo compartilhar registros de reuniões com pessoas que não usam Granola, interagindo com a IA.
Embora concorrentes como Read AI, Fireflies e Otter também ofereçam recursos de espaço compartilhado, Pedregal enfatiza a diferenciação de Granola por sua capacidade de personalização e controle editorial pelo usuário. "Não é apenas sobre registrar reuniões; é uma plataforma para colaborar, trabalhar e até publicar conteúdo," explicou ele.
Além disso, Granola atualizou sua função de perguntas e respostas com IA neste mês. Além de responder perguntas com base em todo o registro de reuniões, ela agora suporta perguntas específicas para pastas individuais, fortalecendo ainda mais sua posição como um "centro de conhecimento".
O desenvolvimento da Granola está alinhado com as tendências do setor. Mais ferramentas de IA voltadas para reuniões estão se transformando em plataformas de gestão de conhecimento, competindo com ferramentas de produtividade como Notion. O parceiro da Lightspeed, Mike Mignano, acredita que Granola tem vantagens duradouras: "Ao combinar transcrições automáticas e anotações manuais, expandindo para compartilhamento e compreensão contextual, Granola está construindo uma rede de conhecimento de longo prazo com potencial claro de efeitos de rede."