Desde junho deste ano, apesar da investida de 14,3 bilhões de dólares da Meta na empresa de rotulagem de dados Scale AI e da contratação de executivos como o CEO Alexandr Wang para o Meta Superintelligence Labs (MSL), as relações entre ambas parecem estar enfrentando desafios.
O problema central surge das disputas sobre a qualidade dos dados. Apesar do grande investimento, fontes informaram que os pesquisadores do laboratório TDB da Meta acredita que a qualidade dos dados da Scale AI é ruim, preferindo trabalhar com os principais concorrentes da Scale AI, Mercor e Surge. O TDB Labs já tinha parcerias com essas duas empresas antes de sua criação, mas continuar dependendo de seus concorrentes após investir uma quantia tão grande em um fornecedor de dados é incomum.
Essa situação reflete as mudanças no setor de rotulagem de dados. No início, o modelo de crowdsourcing da Scale AI dependia de mão de obra de baixo custo para tarefas simples, mas à medida que os modelos de IA se tornaram mais complexos, foi necessário especialistas em áreas como medicina e direito para fornecer dados de alta qualidade. Apesar de lançar a plataforma Outlier, competidores como Mercor e Surge, que já tinham construído seu modelo com profissionais bem pagos desde o início, estão crescendo rapidamente.
Além disso, a integração de pessoal também enfrentou obstáculos. Ruben Mayer, ex-executivo da Scale AI, deixou a Meta apenas dois meses após entrar, gerando ainda mais atenção. Embora Mayer tenha afirmado que saiu por "motivos pessoais" e estivesse satisfeito com a experiência na Meta, ele discordava da definição de suas responsabilidades dentro da empresa, segundo informações internas.
Além disso, o departamento de IA da Meta também enfrenta perda de talentos. Ex-funcionários e funcionários atuais revelaram que, desde a entrada de Alexandr Wang e uma equipe de profissionais de empresas como a OpenAI, o departamento de IA da Meta ficou caótico. Os novos colaboradores se sentiram frustrados com a burocracia das grandes empresas, enquanto a equipe original de GenAI se sentiu limitada. Muitos funcionários-chave, como o pesquisador da MSL Rishabh Agarwal, recentemente deixaram a empresa, colocando sombras sobre o futuro da IA da Meta.