Segundo notícias da CCTV, no dia 16 de agosto, a cerimônia de premiação do V Campeonato de Artigos Analíticos Empíricos Jurídicos "Xiaobao Gong" foi realizada em Guangzhou. Durante o evento, o primeiro modelo vertical especializado em direito da China - **"Modelo de Grande Conteúdo Jurídico Xiaobao Gong"** - foi oficialmente lançado, ao mesmo tempo em que foi realizado o "Seminário sobre Construção de Laboratório de Ciência Jurídica com Inteligência Artificial". Essa iniciativa marca uma fase crucial na aplicação em larga escala da inteligência artificial jurídica da China.
Essas atividades reuniram eventos como "cerimônia de premiação + lançamento de resultados + discussão acadêmica", criando uma plataforma integrada para "produção, pesquisa, utilização e desenvolvimento" da tecnologia jurídica, com o objetivo de fornecer apoio acadêmico abrangente para a digitalização e universalização dos serviços jurídicos na China.
O "Modelo de Grande Conteúdo Jurídico Xiaobao Gong", desenvolvido pela equipe da professora Wang Yanling da Faculdade de Direito da Universidade Sul da China, foi registrada pelo Departamento de Informação da Internet da China para algoritmos de serviço de síntese profunda. O modelo utiliza uma arquitetura de duplo motor composta por **"modelo geral avançado + modelo vertical especializado"**, integrando profundamente mais de 200 milhões de sentenças judiciais e 4,2 milhões de leis e regulamentos. Combinando o conhecimento jurídico em gráficos e a tecnologia de geração aumentada por recuperação (RAG), o modelo pode excluir com precisão conceitos de "leigos" em diversos cenários jurídicos, fornecendo fundamentos jurídicos rastreáveis e verificáveis.
Comparado com modelos gerais, o "Xiaobao Gong" possui um mecanismo de aprendizagem dinâmica, capaz de iterar continuamente com base em feedback prático e intervir dinamicamente na precisão das respostas com base no direito.