A nova startup de IA, Safe Superintelligence (SSI), cofundada e liderada pelo ex-cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, anunciou uma parceria com o Google Cloud. De acordo com um comunicado de imprensa divulgado na quarta-feira, a SSI utilizará os chips TPU do Google Cloud para acelerar o desenvolvimento de sua “IA superinteligente segura”. O Google Cloud revelou que a SSI está usando seus TPUs para aumentar a velocidade de pesquisa e desenvolvimento na construção de uma IA superinteligente segura.

Entrevista e negociação com robô de IA

Nota da imagem: Imagem gerada por IA, fornecida pelo Midjourney.

Diversos provedores de serviços em nuvem estão competindo ativamente por algumas poucas startups unicórnio de IA que investem anualmente centenas de milhões de dólares no treinamento de modelos básicos de IA. Fontes disseram ao TechCrunch que esta parceria significa que a SSI alocará a maior parte de seu orçamento de computação para o Google Cloud, que se tornará seu principal provedor de serviços de computação. Vale ressaltar que o Google Cloud já havia fechado acordos de computação com vários ex-pesquisadores de IA, incluindo Sutskever, muitos dos quais agora lideram startups de IA avaliadas em bilhões de dólares. Por exemplo, em outubro do ano passado, o Google Cloud anunciou que se tornaria o principal provedor de serviços de computação para o World Labs, fundado pela ex-cientista-chefe de IA do Google Cloud, Fei-Fei Li.

Ainda não está claro se a SSI tem parcerias com outras nuvens ou provedores de computação. Porta-vozes do Google Cloud e da Safe Superintelligence se recusaram a comentar.

A SSI foi fundada oficialmente em junho de 2024, coincidindo com a saída de Sutskever do cargo de cientista-chefe da OpenAI. A empresa já arrecadou US$ 1 bilhão em investimentos de importantes empresas de capital de risco, incluindo Andreessen Horowitz, Sequoia Capital, DST Global e SV Angel.

Desde sua fundação, as atividades comerciais específicas da SSI têm sido mantidas em sigilo. O site da empresa indica que sua missão principal é desenvolver sistemas de IA superinteligentes seguros e que este é seu único foco. Sutskever declarou anteriormente que identificou novas direções de pesquisa voltadas para melhorar o desempenho de modelos de IA de ponta.

Antes de cofundar a OpenAI, Sutskever trabalhou no Google Brain por muitos anos pesquisando redes neurais. Após anos liderando os esforços de segurança de IA da OpenAI, ele desempenhou um papel fundamental no incidente de novembro de 2023 envolvendo a saída do CEO da OpenAI, Sam Altman, e posteriormente participou do movimento de funcionários para o retorno de Altman. Relatos indicam que, após esse incidente, Sutskever ficou vários meses sem aparecer no escritório da OpenAI, antes de finalmente sair e fundar a SSI.