O grupo Meinian Health recentemente realizou uma cerimônia de assinatura de cooperação com o Instituto Damo em Xangai. As duas partes planejam explorar o uso da tecnologia médica de IA "uma varredura, múltiplas verificações" desenvolvida pelo Instituto Damo para rastrear cânceres e doenças crônicas, bem como outras doenças graves. Além disso, colaborarão em serviços de check-up inteligentes. O presidente do grupo Meinian Health, Yu Rong, e o diretor do Instituto Damo, Zhang Jianfeng, estiveram presentes e assistiram à assinatura.

IA médica

De acordo com a apresentação, a tecnologia inovadora "uma varredura, múltiplas verificações" do Instituto Damo pode identificar várias lesões difíceis de serem detectadas a olho nu através de uma única varredura de TC. Já está sendo aplicada no rastreamento de diversos tipos de câncer (como câncer de pâncreas, câncer esofágico, câncer gástrico, câncer colorretal, câncer hepático), doenças crônicas (como osteoporose, esteatose hepática) e síndromes de aorta aguda. Especificamente, no rastreamento do câncer de pâncreas, com alta mortalidade, o modelo de IA do Instituto Damo alcançou uma sensibilidade de 92,9% e uma especificidade de 99,9%, sendo elogiado pela revista Nature Medicine como uma tecnologia que pode inaugurar uma nova era na triagem de câncer por IA em imagens médicas.

Anteriormente, esta tecnologia já havia sido usada em pesquisas com hospitais de classe A e foi promovida ao nível internacional em parceria com o Centro de Colaboração em Saúde Digital da Organização Mundial da Saúde. Com esta cooperação com o grupo Meinian Health, marca-se o primeiro teste prático da tecnologia de IA de rastreamento multi-câncer no ambiente de check-up. Os testes conjuntos mostraram que a IA do Instituto Damo ainda consegue identificar precisamente em imagens de TC torácico de baixa dose, frequentemente utilizadas nos ambientes de check-up, atingindo níveis líderes no setor. Isso permitirá a triagem precoce de doenças em populações sem sintomas, abrangendo um público muito maior.

O presidente do grupo Meinian Health, Yu Rong, afirmou que o grupo adotará entusiasticamente as tecnologias de IA para melhorar a eficiência e a precisão do diagnóstico, atendendo às demandas de saúde mais personalizadas. Ele também espera inovar em colaboração com o Instituto Damo, trazendo mais produtos de IA médica aos usuários.