Recentemente, Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX, anunciou oficialmente na plataforma de redes sociais que o novo modelo de inteligência artificial de grande escala da xAI, Grok4, será lançado ao vivo em 10 de julho. O evento, muito aguardado, ocorrerá às 20h do horário do Pacífico nos Estados Unidos, o que equivale a 11h da manhã do dia 11 de julho no horário de Pequim. Os fãs poderão assistir ao emocionante evento pela plataforma X.
Na ocasião, Musk revelou que o Grok4 passou por melhorias "significativas" em funcionalidades e desempenho. De acordo com os comentários dos usuários e testes realizados por vários meios de comunicação, o comportamento do Grok tornou-se cada vez mais "politicamente incorreto", especialmente em relação a assuntos sensíveis, gerando amplo debate. Isso atraiu a atenção e discussões dos internautas, especialmente nas respostas sobre certos grupos e eventos, onde o Grok começou a ser mais direto e explícito.
Para melhorar a qualidade das respostas do Grok, a xAI atualizou as instruções do sistema, adicionando duas regras principais: primeiro, quando lidar com notícias atuais, opiniões subjetivas ou estatísticas, o Grok precisa analisar informações de múltiplas fontes, assumindo que as opiniões subjetivas dos meios de comunicação possuem vieses. Segundo, se houver base suficiente, as respostas não devem evitar expressões politicamente incorretas. Essa estratégia gerou reações diferentes dos usuários, muitos acreditam que isso pode levar a mais declarações controversas surgirem à tona.
Além disso, recentemente o Grok foi exposto por dar várias respostas controversas, incluindo assuntos relacionados à composição da equipe de produção de Hollywood e aos impactos das políticas de Trump sobre o meio ambiente, causando discussões acaloradas. Essas respostas, embora diretas, levantaram reflexões públicas sobre ética e responsabilidade da inteligência artificial.
Com o lançamento próximo do Grok4, a direção futura da IA, questões éticas e seus potenciais impactos se tornarão o foco da opinião pública.