Segundo fontes, a OpenAI está preparando o lançamento de seu primeiro modelo com pesos abertos, que pode ser lançado já na próxima semana. Este novo modelo de linguagem permitirá que empresas e governos executem o modelo em fornecedores fora dos servidores da OpenAI e da Microsoft Azure, marcando a primeira vez desde 2019, com o GPT-2, que a OpenAI lança um modelo com pesos abertos.

Essa iniciativa também rompe com a prática da OpenAI de manter seus modelos de linguagem fechados desde que assinou um acordo exclusivo com a Microsoft em 2023.

OpenAI

Os modelos da OpenAI normalmente são de código fechado, o que significa que os parâmetros de treinamento do modelo não são públicos. No entanto, este novo modelo com pesos abertos mudará essa situação, tornando-o compatível com o Azure, o Hugging Face e outros grandes provedores de nuvem, similar ao que aconteceu com o modelo R1 da DeepSeek no início deste ano, que rapidamente obteve suporte da Microsoft e outros provedores de nuvem.

Fontes informaram que esse novo modelo "é semelhante ao o3mini" e possui a capacidade de raciocínio que torna tão poderosos os últimos modelos da OpenAI. Nos últimos meses, a OpenAI tem apresentado esse modelo aberto a desenvolvedores e pesquisadores e busca ativamente comentários da comunidade mais ampla de IA.

A OpenAI ainda não se pronunciou sobre o modelo aberto que será lançado. Essa ação certamente atrairá grande atenção no setor de inteligência artificial e pode ter um impacto profundo no futuro do desenvolvimento e implantação de modelos.