As ferramentas e navegadores impulsionados pela IA estão se tornando cada vez mais populares, dependendo de agentes de IA para navegar em sites, reservar serviços ou criar conteúdo. No entanto, ao contrário dos humanos que podem esquecer senhas, esses agentes, se lembrarem de credenciais sensíveis, podem trazer novos riscos de vulnerabilidades de segurança.

Diante dessa ameaça potencial, a empresa conhecida de gerenciamento de senhas 1Password lançou uma solução inovadora - o recurso Secure Agentic Autofill, projetado para proteger as credenciais dos usuários contra abuso ou vazamento por agentes de IA ou modelos de linguagem grandes (LLM).

O recurso Secure Agentic Autofill da 1Password é diferente dos preenchimentos automáticos de outros complementos do navegador, pois "injeta diretamente as credenciais no navegador apenas quando aprovado pelo ser humano".

Hackers, mouse, privacidade, internet, empreendedorismo

Quando um agente de IA no navegador precisa de credenciais de acesso durante a navegação, ele solicita à 1Password. Em seguida, a 1Password identifica as credenciais correspondentes e inicia imediatamente um fluxo de trabalho de interação humana, solicitando aprovação do usuário. Um operador humano precisa aprovar a solicitação por meio de tecnologias de autenticação (como o Touch ID no Mac).

A chave está em que a ferramenta da 1Password estabelece um "canal de criptografia ponto a ponto" entre o complemento do navegador operado pelo agente de IA e o dispositivo aprovado para inserir as credenciais. Segundo a declaração da 1Password, os agentes de IA e os LLM nunca veem as credenciais reais, eliminando assim completamente o risco de as credenciais serem aprendidas, armazenadas ou utilizadas maliciosamente.

Essa nova funcionalidade visa preencher lacunas de segurança que podem surgir nas ferramentas de IA fundamentais como Claude, Gemini e ChatGPT durante a automação.

A partir de agora, o Secure Agentic Autofill estará disponível para acesso antecipado através do Browserbase. A Browserbase é uma empresa especializada em construir navegadores e ferramentas para uso por agentes de IA, e essa parceria permitirá que a nova funcionalidade de segurança da 1Password seja oferecida inicialmente aos desenvolvedores e usuários que se dedicam à navegação automatizada por IA.