As quatro maiores empresas de TI da Índia — Tata Consultancy Services (TCS), Infosys, HCL Technologies (HCLTech) e Wipro estão passando por uma transformação de funcionários voltada para a reestruturação, em vez de simples expansão. Os dados do segundo trimestre do ano fiscal de 2026 mostram que as atividades de contratação no setor diminuíram, a taxa de rotatividade dos funcionários se estabilizou e a inteligência artificial (IA) tornou-se central na estratégia de recursos humanos.

Nota da fonte da imagem: A imagem foi gerada por IA, fornecida pelo serviço de licenciamento Midjourney

Nos dados mais recentes, a taxa de rotatividade da Wipro é de 14,9%, a HCL é de 12,6%, a Infosys é de 14,3% e a TCS é de 13,3%. Esses números representam os níveis mais baixos da taxa de rotatividade dessas quatro empresas nos últimos cinco anos.

O programa interno de inovação da TCS "Conceber e Construir com IA" teve um grande sucesso, com 275.000 funcionários participando desse inédito programa de requalificação, visando integrar a alfabetização em IA às várias funções da empresa. Apesar disso, o número total de funcionários da TCS caiu de 613.069 para 593.314 pessoas no trimestre anterior, indicando que, apesar da estabilidade na taxa de rotatividade, o número de funcionários diminuiu.

Principais pontos:  

🌟 A taxa de rotatividade das quatro empresas de TI está estável e atingiu o nível mais baixo nos últimos cinco anos.  

🤖 A TCS organizou um amplo programa de requalificação em IA, com a participação de 275.000 funcionários.  

📉 O número total de funcionários da TCS diminuiu, de 613.069 para 593.314.