Com a chegada da Prime Day, a promoção anual da Amazon, espera-se que a inteligência artificial desempenhe um papel ainda maior neste evento de compras online. A Prime Day deste ano ocorrerá de 8 a 11 de julho e as vendas no comércio eletrônico nos EUA devem atingir 23,8 bilhões de dólares, um aumento de 28,4% em relação ao ano anterior, incluindo um acréscimo de 9,6 bilhões de dólares.
Segundo a análise da Adobe, as vendas da Prime Day deste ano equivalerão a "dois dias de Black Friday", e a proporção das compras feitas por celular ultrapassará a metade, atingindo 52,5%. O mais surpreendente é que o tráfego gerado pela inteligência artificial generativa deverá crescer 3200% em comparação com o ano anterior. Apesar de ainda ser uma fonte de tráfego relativamente pequena, a Adobe acredita que essa tendência deve continuar crescendo à medida que os consumidores reconheçam gradualmente o valor da IA nas compras.
A Adobe menciona que, durante a temporada de férias de 2024, o uso de chatbots de inteligência artificial generativa e navegadores também teve um aumento de 1300%, mostrando que cada vez mais consumidores estão dispostos a usar a IA para fazer compras. Em uma pesquisa com 5000 consumidores norte-americanos, 55% dos entrevistados disseram que usaram inteligência artificial generativa para pesquisar produtos, 47% para recomendações de produtos, 43% para buscar ofertas. Além disso, 35% dos entrevistados usaram a IA para obter ideias de presentes e produtos únicos, enquanto 33% utilizaram a IA para criar listas de compras.
É notável destacar que 92% dos usuários de IA afirmaram que isso melhorou sua experiência de compra, e 87% disseram que preferem usar a IA quando fazem compras maiores ou mais complexas. Diante dessa tendência, os provedores de serviços de IA também estão inovando constantemente, integrando tecnologias de IA na experiência de compra. Por exemplo, a busca por produtos aprimorada pelo Gemini da Google e o ChatGPT da OpenAI adicionaram funcionalidades de compras, impulsionando ainda mais esse mercado.
Na próxima Prime Day, os consumidores estarão atentos às ofertas, especialmente as promoções de roupas serão as mais chamativas. Além disso, a chegada do início das aulas também impulsionará o crescimento das vendas, e a demanda dos consumidores por produtos com boa qualidade e preço acessível dará mais força à temporada de compras.