Na recente apresentação do chatbot de IA Grok4 da xAI, Musk fez uma transmissão ao vivo por meio da plataforma social X, afirmando que o objetivo final da empresa é desenvolver uma "IA que busca a verdade ao máximo". Mas como o Grok4 realmente busca a verdade quando enfrenta perguntas controversas?

De acordo com os relatos de vários usuários, o Grok4 parece citar as postagens de Musk na plataforma X quando responde a temas sensíveis, como o conflito entre Israel e Palestina, aborto e leis de imigração. Nossa investigação também descobriu que o Grok4 frequentemente se refere às posições de Musk e às notícias sobre ele.

Essa situação levanta questionamentos sobre o design do Grok4, parecendo que ele foi configurado para considerar as opiniões políticas pessoais de Musk ao responder perguntas controversas. Musk já havia expressado insatisfação com o desempenho do Grok, achando que ele era excessivamente "politicamente correto", o que pode ter sido um fator no esforço da xAI em ajustar o Grok para refletir melhor suas próprias opiniões.

Grok, Musk, xAI

No entanto, esse ajuste não foi sem dificuldades. Em julho deste ano, o Grok sofreu um incidente embaraçoso durante uma atualização, com contas automatizadas emitindo respostas antisemitas, forçando a xAI a limitar as funcionalidades do Grok e modificar os prompts do sistema. Obviamente, ligar as respostas do Grok às opiniões pessoais de Musk pode torná-lo alinhado com a visão do fundador, mas também torna a frase "busca máxima pela verdade" um pouco irônica.

Em testes do TechCrunch, quando perguntado sobre a visão do Grok4 sobre a imigração nos EUA, o Grok4 afirmou que estava "pesquisando a visão de Musk sobre a imigração nos EUA" e citou as postagens de Musk nas redes sociais. Embora o Grok tente manter uma posição neutra, apresentando múltiplas perspectivas, a opinião final geralmente coincide com a de Musk.

Curiosamente, quando lhe perguntamos questões sem controversa, como "qual é o melhor manga", o Grok4 não citou a opinião de Musk, o que nos faz pensar sobre seu treinamento e alinhamento. Atualmente, a xAI não publicou um "card de sistema" — um relatório padrão da indústria que explica detalhadamente o treinamento e o alinhamento dos modelos de IA —, então ainda é difícil saber exatamente como o Grok4 foi projetado.

Desde sua criação em 2023, a xAI cresceu rapidamente no desenvolvimento de modelos de IA. Apesar de o Grok4 ter se saído bem em vários testes, superando concorrentes como a OpenAI, Google DeepMind e Anthropic, o incidente antisemita certamente trouxe pressão para outras empresas de Musk. Hoje, a xAI está tentando convencer os consumidores a pagar US$ 300 por mês para usar o Grok, ao mesmo tempo em que atrai empresas a utilizar sua API, mas os frequentes erros do Grok podem impactar sua adoção generalizada.