O site de busca de inteligência artificial Mita anunciou em 15 de julho que seu módulo "Pesquisa Profunda" completou uma nova iteração e entrou oficialmente na fase de teste público, tornando-se o primeiro serviço de busca de nível profundo disponível gratuitamente ao público na China, com visualização de cadeias de raciocínio em múltiplas etapas.

O sistema atualizado utiliza uma estratégia de aprendizado reforçado por partes, dividindo as tarefas de "pesquisa profunda", que antes consumiam muita capacidade computacional, em várias tarefas secundárias. Assim, mantém a precisão dos resultados, mas reduz os custos de execução a um nível compatível com a disponibilização gratuita ao público, destacando-se especialmente no desempenho de recuperação e raciocínio de materiais em chinês.

captura_de_tela_wechat_20250715092411.png

Os usuários precisam apenas alternar para o modo "Pesquisa Profunda" na página inicial da Mita, inserir uma pergunta complexa e obter um relatório abrangente composto por uma "cadeia de perguntas", que se expande progressivamente, realiza buscas automáticas, verificações cruzadas e é apresentado em formato de tabela ou parágrafo, enquanto o caminho de raciocínio durante todo o processo pode ser visualizado e revisado em tempo real.

Os testes comparativos divulgados oficialmente mostram que esta versão supera modelos recentemente públicos como o WebSailor da Tongyi em tarefas de perguntas e respostas abertas em chinês, verificação de fatos e raciocínio em cadeia longa.

A Mita informou que, nos últimos cinco meses, a equipe otimizou simultaneamente quatro dimensões: limpeza de dados, estrutura de índice, algoritmos de recuperação e agendamento de raciocínio, com o objetivo de tornar as capacidades avançadas de pesquisa acessíveis a todos, permitindo que pesquisadores, estudantes e empresas pequenas sem orçamento para assinaturas caras possam obter insights profissionais com um clique.