Segundo um estudo recente do Pew Research Center, a função de resumo de inteligência artificial (IA) lançada pelo Google está mudando significativamente os hábitos de busca dos usuários e causando uma redução acentuada no tráfego para sites externos. Este estudo revela que quando o Google fornece resumos gerados por IA no topo dos resultados de busca, os usuários têm muito menos probabilidade de clicar em outros sites, geralmente encerrando sua atividade de busca após ler o resumo.

Resumo de IA: O novo normal no comportamento de busca dos usuários

O Pew Research Center analisou as atividades online de 900 adultos norte-americanos em março de 2025, rastreando cerca de 69.000 buscas no Google. Os resultados são impressionantes: apenas 8% dos usuários clicaram nos resultados padrão em buscas com resumo de IA, uma taxa muito menor do que os 15% registrados quando não havia resumo de IA. Mais notável ainda é o fato de que apenas 1% dos usuários clicaram nos links fornecidos no resumo de IA.

QQ20250724-092158.png

Para os proprietários de sites que desejam atrair visitantes, as respostas geradas pela IA do Google tornaram mais difícil obter cliques por meio da busca. | Imagem: Pew Research Center

Essa influência não se limita apenas à redução nos cliques, mas também ao fato de que os usuários tendem a encerrar suas buscas dentro da plataforma do Google. Em casos em que os usuários utilizavam o resumo de IA, 26% optaram por encerrar a navegação no Google, enquanto esse percentual era de apenas 16% entre os usuários que utilizavam os resultados padrão. Isso significa que o resumo de IA faz com que os usuários tenham maior probabilidade de sair diretamente após obter a resposta, sem precisar acessar outros sites.

A frequência de aparição do resumo de IA está relacionada ao comprimento e ao tipo das consultas de busca. Apenas 8% das consultas com um ou dois termos acionam um resumo de IA, mas essa porcentagem sobe para 53% em buscas com dez palavras ou mais. Além disso, se a pergunta começar com "quem", "o que" ou "por quê", há até 60% de chance de receber uma resposta com resumo de IA.

Vencedores e perdedores: Nova distribuição de tráfego

Em 88% dos resumos, há pelo menos três fontes ligadas. Wikipédia, domínios governamentais (.gov), Reddit, organizações de notícias e YouTube são fontes comuns. Comparado aos resultados tradicionais de busca, Wikipédia e os sites .gov aparecem com mais frequência nos resumos de IA, enquanto o YouTube é mais visível nos resultados normais. Reddit e sites de notícias têm uma participação semelhante em ambos os formatos de link, em torno de 5%.

Obviamente, quando o resumo de IA do Google decide os cliques, Wikipédia e os sites governamentais se tornaram os maiores "vencedores".

Para os editores de notícias, isso é certamente uma notícia ruim. A dependência do Google em relação aos sites de notícias tem sido um problema na indústria há muito tempo, e os editores vêm discutindo constantemente com o Google sobre como seu conteúdo é usado. O surgimento dos resumos de IA certamente fará essas disputas serem ainda mais intensas.

Além disso, as autoridades reguladoras enfrentam um problema maior: o Google está se transformando gradualmente em uma empresa de mídia e, consequentemente, pode assumir riscos regulatórios? Isso certamente é algo que o Google não deseja ser etiquetado.

QQ20250724-092224.png

Obviamente, quando o resumo de IA do Google decide os cliques, Wikipédia e os sites governamentais são os maiores "vencedores". | Imagem: Pew Research Center

Estudos adicionais confirmam: queda no tráfego pode ser maior

Os resultados do Pew Research Center coincidem com pesquisas recentes independentes, confirmando ainda mais que os resumos de IA estão redefinindo os hábitos de busca, mantendo os usuários mais "presos" no ecossistema do Google e reduzindo a interação com conteúdos externos. Isso contrasta claramente com as afirmações do Google de que as respostas de IA podem trazer mais cliques para os sites.

Uma análise recente da Ahrefs revelou que os resumos de IA causaram uma queda de 34,5% nas taxas de cliques nos resultados populares. Outro estudo de experiência do usuário também mostrou uma redução mais significativa: depois de usar os resumos de IA, as taxas de cliques em sites externos no desktop caíram em dois terços, enquanto no mobile, a queda foi quase metade. Muitos usuários acreditam que os resumos de IA já oferecem informações suficientes, então eles saem do Google sem clicar em nenhum outro link.

Para editores, lojas online e criadores de conteúdo em geral, isso significa uma queda drástica na potencialidade de tráfego e um aumento na dependência de anúncios do Google. A chamada "rede aberta", que antes era um sistema de informação livre, está gradualmente sendo substituída por uma interface de IA mais centralizada e possivelmente controlada pelo Google.