Segundo uma reportagem da mídia tecnológica norte-americana The Information, a empresa de inteligência artificial OpenAI está buscando ajustar seu acordo financeiro com seus principais investidores, a Microsoft, para manter mais receita, usada para pagar seus altos custos de computação.

A reportagem cita fontes informadas, dizendo que a OpenAI já informou alguns investidores que planeja reduzir gradualmente a porcentagem de participação nos lucros da Microsoft, que atualmente está ligeiramente abaixo de 20%, para cerca de 8% até 2030. De acordo com o acordo original, a Microsoft deveria obter 20% dos lucros até 2030.

Essa alteração é significativa e deve trazer mais de 50 bilhões de dólares em receita adicional para a OpenAI. Esses fundos se tornarão um valioso "munição" para manter e expandir o treinamento de modelos de IA.

OpenAI

Como contrapartida, a Microsoft obterá um terço das ações da entidade reestruturada da OpenAI, enquanto o restante pertencerá à sua organização sem fins lucrativos. No entanto, segundo o relato, a Microsoft ainda não terá assento no conselho da OpenAI.

Além disso, as duas empresas estão negociando profundamente sobre aplicações potenciais de inteligência artificial geral (AGI), custos de servidores e termos do contrato. Atualmente, não está claro se isso já foi incluído nos acordos recentemente anunciados, não vinculantes.