O engenheiro-chefe e gerente da equipe de modelos básicos da Apple, **Ruoming Pang**, deixará a empresa para se juntar à Meta, segundo informações divulgadas pela Bloomberg. Ruoming Pang era responsável por supervisionar o desenvolvimento dos grandes modelos de linguagem da Apple, que suportam funcionalidades centrais de IA como Genmoji, resumos de e-mails e notificações prioritárias nos dispositivos da Apple.
Ruoming Pang mudou-se para a Apple em 2021 vindo da Alphabet (empresa-mãe do Google), e agora ele se juntará à nova divisão de "Super Inteligência" da Meta, que se concentra em sistemas avançados de inteligência artificial. Relata-se que a Meta ofereceu uma remuneração anual na casa de milhões de dólares para atrair esse talento de elite.
A equipe de modelos básicos da Apple enfrenta pressões múltiplas
A saída de Ruoming Pang é a mudança mais significativa na liderança da área de inteligência artificial da Apple desde o lançamento do plano "Apple Intelligence". Ele liderava um time de cerca de 100 engenheiros e, pela primeira vez em junho deste ano, tornou seu modelo disponível para desenvolvedores externos.
Dentro da Apple, a equipe de modelos básicos enfrenta pressão crescente. A liderança da empresa está considerando a inclusão de modelos externos provenientes da OpenAI ou Anthropic no novo Siri, o que certamente prejudicou o moral da equipe. Segundo a Bloomberg, vários membros da equipe já planejam deixar a Apple para se juntar à Meta ou outras empresas. No mês passado, o colega próximo de Ruoming Pang, **Tom Gunter**, também deixou a Apple.
A Meta continua recrutando talentos de elite em IA
É importante destacar que Ruoming Pang não foi o único talento recrutado pela Meta nas últimas semanas no setor de inteligência artificial. A Meta recentemente contratou diversos especialistas renomados em inteligência artificial, incluindo Alexandr Wang, Daniel Gross, Nat Friedman da Scale AI, **Yuanzhi Li** da OpenAI e Anton Bakhtin da Anthropic. A Bloomberg revelou que a Meta já havia contratado alguns pesquisadores da OpenAI há mais de um mês.
Com a saída de Ruoming Pang, **Zifei Chen** assumirá a equipe de modelos básicos da Apple (AFM). A estrutura organizacional plana, na qual vários engenheiros relatavam diretamente a Ruoming Pang, será substituída por uma estrutura organizacional hierárquica.
A perda de talentos certamente trará novos desafios para o desenvolvimento autônomo da Apple no campo da inteligência artificial e reforçará ainda mais a intensidade da competição global por talentos em IA.