O fabricante de chips americano Nvidia anunciou recentemente que irá colaborar com a startup de inteligência artificial Humain, subsidiária do Fundo Soberano da Arábia Saudita, para fornecer 18.000 unidades de avançados chips de IA para a Arábia Saudita. Esta notícia foi divulgada durante a visita de uma delegação da Casa Branca aos países da Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos, marcando um passo importante na infraestrutura de inteligência artificial e computação em nuvem do país.

nvidia-gh200, Nvidia, chip, inteligência artificial, IA

Jensen Huang, fundador da Nvidia, afirmou no Fórum de Investimentos Saudita-Americano: "A inteligência artificial é como eletricidade e internet, sendo uma infraestrutura básica para cada nação." Ele enfatizou que a parceria com a Humain visa construir uma infraestrutura de IA para o povo saudita e empresas, apoiando a visão ambiciosa do reino saudita.

De acordo com as declarações no fórum, esses avançados chips Blackwell serão utilizados em um datacenter de 500 megawatts. A Nvidia informou que o primeiro lote utilizará seus mais recentes chips GB300 Blackwell, que são os chips de IA mais avançados da empresa até o momento, lançados oficialmente neste ano.

Através desta cooperação, a Arábia Saudita espera fortalecer ainda mais suas capacidades no campo da inteligência artificial, atrair mais investimentos estrangeiros e impulsionar o desenvolvimento tecnológico do país. Este projeto de datacenter não apenas aumentará a capacidade de computação em nuvem do país, mas também trará nova vitalidade à economia local, oferecendo mais suporte técnico e serviços para diversas indústrias.

A Nvidia, como fabricante líder global de chips de inteligência artificial, seu investimento e parceria na Arábia Saudita demonstram a confiança das grandes empresas globais na potencialidade do mercado da região. Com o progresso contínuo da tecnologia, a Arábia Saudita tem chances de alcançar grandes avanços no campo da inteligência artificial e ocupar um lugar significativo no palco internacional.

Principais pontos:

🌐 A Nvidia fornecerá 18.000 chips de IA para a Arábia Saudita, impulsionando o projeto de datacenter local.  

🤝 Essa cooperação será realizada pela Nvidia e a startup Humain, subsidiária do fundo soberano saudita.  

⚡ Huang declarou que a IA é uma infraestrutura essencial para os países modernos, destinada a ajudar a Arábia Saudita a realizar sua visão de desenvolvimento tecnológico.