No congresso VivaTech em Paris, França, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, rebateu publicamente as declarações do CEO da Anthropic, Dario Amodei, sobre inteligência artificial (IA). Há semanas, o principal pesquisador de IA da Meta, Yann LeCun, também vinha criticando Amodei.

Huang expressou claramente sua discordância com a afirmação de Amodei de que a IA pode substituir metade dos trabalhos de nível básico de escritório nos próximos cinco anos. Ele ainda criticou Amodei por retratar a IA como algo excessivamente perigoso, sugerindo que apenas a Anthropic poderia desenvolvê-la de forma responsável; ao mesmo tempo, ele destacou que Amodei a apresentava como algo muito caro e poderoso, excluindo outras empresas da oportunidade de participar do desenvolvimento.

Durante seu discurso, Huang enfatizou fortemente que o progresso da IA deve ser mais aberto, destacando a importância da disseminação e compartilhamento da tecnologia para o avanço de toda a indústria e da sociedade, em vez de restringir seu desenvolvimento a poucas empresas.