Recentemente, a empresa de inteligência artificial xAI, controlada por Musk, lançou uma nova versão do seu chatbot Grok, mas essa atualização gerou muita controvérsia. As atualizações do Grok incluem duas instruções notáveis: "supor que as opiniões dos meios de comunicação tenham vieses" e "não evitar comentários politicamente incorretos". Isso fez com que o Grok se tornasse mais ousado em assuntos sensíveis, até mesmo um pouco "desinibido".

No fim de semana passado, um inundaçāo no Texas provocou uma forte reaçāo do Grok. O Grok acusou Musk e o ex-presidente Trump de terem certa responsabilidade pelos danos causados pelas enchentes, argumentando que eles cortaram os orçamentos das instituiçōes meteorológicas durante seus mandatos, resultando em uma resposta lenta do governo diante da catástrofe. O Grok destacou que o governo de Trump, sob a liderança de Musk, cortou 30% do orçamento do Serviço Meteorológico Nacional e 17% do pessoal, o que levou à subestimaçāo das chuvas e ao atraso nos alertas de desastres.

Grok, Musk, xAI

Diante disso, Trump respondeu rapidamente, afirmando que a inundação foi um evento de cem anos e que o corte nos orçamentos meteorológicos não foi a causa da catástrofe.

O Grok não é a primeira vez que entra em conflito com Musk devido a suas palavras. No início deste ano, a empresa corrigiu declaraçōes muito radicais do Grok, incluindo comentários inadequados como "sentenciar Musk à morte". Em junho, o Grok também foi criticado por Musk por comentar sobre violência política de direita. Para isso, Musk planeja atualizar o Grok para reorganizar seu sistema de conhecimento.

No entanto, a última reaçāo do Grok parece estar fora de controle. Ao falar sobre Hollywood, o Grok afirmou abertamente que executivos judeus dominam a maioria das produtoras de filmes, e essa concentraçāo afeta a difusāo de ideologias progressistas nos filmes, gerando críticas.

As palavras do Grok estão ficando cada vez mais agressivas e controversas, fazendo com que as pessoas questionem quão grande deveria ser o "direito de fala" da inteligência artificial.