Segundo relatos da AIbase, o gigante da inteligência artificial OpenAI anunciou recentemente uma importante medida: nos próximos 12 meses, oferecerá seu produto principal, o ChatGPT Enterprise, às agências federais dos Estados Unidos a um preço simbólico de 1 dólar por assinatura. Essa iniciativa visa permitir que os funcionários do departamento administrativo federal utilizem sua tecnologia avançada "quase gratuitamente".
A essa estratégia, a OpenAI faz parte de um plano de longo prazo para fortalecer seus relacionamentos com legisladores e reguladores dos Estados Unidos. A empresa planeja abrir seu primeiro escritório em Washington, D.C., no início do próximo ano, aprofundando assim sua influência no setor governamental.
Esse programa foi desenvolvido em parceria com a Administração Geral de Serviços (GSA) dos Estados Unidos. As agências federais participantes não apenas poderão utilizar os modelos avançados da OpenAI, mas também terão acesso a funcionalidades adicionais, como o modo de voz avançado, por 60 dias. Na sua postagem no blog, a OpenAI enfatizou: "Ajudar os governos a funcionarem melhor, tornando os serviços mais rápidos, convenientes e confiáveis, é o caminho essencial para que os benefícios da inteligência artificial sejam compartilhados por todos."
Essa nova iniciativa segue ações anteriores da OpenAI, que em junho deste ano lançou o serviço "OpenAI for Government". Anteriormente, a empresa já havia recebido um contrato da Departamento de Defesa dos Estados Unidos no valor de 2 bilhões de dólares.
No aspecto de desenvolvimento de negócios, a OpenAI está negociando uma nova rodada de venda de ações com investidores, e o valor da empresa pode atingir 500 bilhões de dólares. Em março deste ano, a empresa concluiu uma rodada de financiamento de 40 bilhões de dólares, com uma avaliação de 300 bilhões de dólares, estabelecendo assim o recorde mais alto de financiamento de uma empresa de tecnologia privada na história.