A empresa de robôs líder da China, Unitree Robotics, revelou recentemente por meio das redes sociais que planeja apresentar oficialmente os documentos para o registro na bolsa de valores no quarto trimestre de 2025, entre outubro e dezembro. Nessa ocasião, os dados operacionais específicos da empresa serão divulgados publicamente pela primeira vez.
A Unitree Robotics revelou em seu post as composições das vendas de produtos em 2024, onde os robôs quadrúpedes contribuíram com cerca de 65% das receitas, os robôs humanoides representaram cerca de 30%, e os produtos componentes ocuparam o restante de aproximadamente 5%. Esses dados não apenas demonstram a posição dominante da empresa no campo de robôs quadrúpedes, mas também comprovam o rápido surgimento da empresa no setor de robôs humanoides.
Nos últimos tempos, a indústria de robôs humanoides tanto dentro quanto fora do país enfrentou uma série de eventos impulsivos, com um aumento significativo de participantes e uma cena industrial que se apresenta como uma "florescência de muitas flores". No interior do país, gigantes tecnológicos e fabricantes de veículos, como Huawei, ByteDance, BYD, Xiaomi, Guangzhou Automobile e Ant Group, estão investindo fortemente em inteligência corporal. Ao mesmo tempo, empresas estrangeiras como Tesla, 1X e Figure AI também estão acelerando seus passos na produção em massa comercial.
O avanço dos grandes modelos está fornecendo apoio crucial para robôs humanoides. Por exemplo, o surgimento da empresa de inteligência artificial DeepSeek impulsionou o rápido desenvolvimento de modelos de robôs universais, o que pode ajudar os robôs humanoides a realizar melhor a inteligência corporal.