A gigante de tecnologia Apple fez mais uma grande mudança em seu departamento de inteligência artificial (IA). Segundo fontes, a Apple planeja separar sua secreta divisão de robótica do comando de John Giannandrea, chefe de IA, e transferi-la para John Ternus, vice-presidente sênior de engenharia de hardware, no final deste mês.
Essa mudança segue a transferência da divisão do assistente de voz Siri, que vinha apresentando desempenho abaixo do esperado, das mãos de Giannandrea em março. Essas mudanças demonstram o esforço da Apple para alcançar concorrentes como Google e OpenAI, que lideram o setor de IA.
Apesar das mudanças departamentais, Giannandrea, ex-executivo do Google, continuará responsável pela maior parte do trabalho central de IA da Apple. Fontes dizem que a mudança visa permitir que sua equipe se concentre mais no desenvolvimento de tecnologias de IA subjacentes.
A Apple se recusou a comentar. Anteriormente, o departamento de engenharia do Siri foi assumido por Mike Rockwell, responsável pelo desenvolvimento de hardware e software do headset Vision Pro. Rockwell, ao assumir o Siri, manteve o controle do sistema operacional visionOS e está substituindo a administração original do Siri por membros centrais da equipe do Vision Pro.
Em comparação com o Siri, a equipe de robótica é mais misteriosa dentro da Apple. Liderada pelo veterano Kevin Lynch, que já foi responsável pelo software do Apple Watch e pelo projeto de carro autônomo agora encerrado, a equipe se concentra em explorar como usar a IA para habilitar novos dispositivos, potencialmente abrindo novas categorias de produtos para a Apple.
Entende-se que o projeto de robótica planeja lançar um robô de mesa que pode mover uma tela semelhante a um iPad com um braço robótico. Objetivos a longo prazo incluem o desenvolvimento de robôs móveis, como o Amazon Astro, que podem navegar em uma casa. Esses produtos são projetados como dispositivos de apresentação remota, principalmente para permitir que os usuários façam chamadas de vídeo.
A transferência da equipe de robótica para o departamento de hardware pode significar que a Apple deseja integrar mais estreitamente a pesquisa de IA ao desenvolvimento de produtos de hardware, acelerando a integração de tecnologias de IA de ponta em futuros dispositivos Apple.