O repórter da Bloomberg, Mark Gurman, revelou que a Apple está planejando expandir sua produção no Vietnã e produzirá três novos dispositivos domésticos locais: tela de controle central, câmera de segurança interna e robô de mesa. A tela de controle central e a câmera serão lançadas nos próximos dois anos, enquanto o robô, equipado com motores e sensores e capaz de se mover sozinho, deve ser lançado em 2027.

Relatos dizem que a Apple vai colaborar com a **BYD**, que será responsável pela montagem, teste e embalagem dos novos dispositivos. Essa medida mostra que a Apple está acelerando a transferência de seu foco de produção para a Sudeste Asiático. Atualmente, a Apple já produz parte dos iPad, AirPods, Apple Watch, Mac e HomePod no Vietnã e planeja aumentar a produção local de iPad.

Apple4

O dispositivo de controle doméstico prestes a ser lançado vem com uma tela de 7 polegadas, com um novo assistente inteligente Siri, que pode obter respostas da internet como o ChatGPT e controlar eletrodomésticos. O lançamento originalmente planejado junto com a nova versão do Siri em março de 2025 foi adiado para a primavera de 2026 devido ao atraso no software. O dispositivo virá em dois modelos:

  • J490: com base com alto-falantes, parecendo um HomePod mini com tela;

  • J491: pode ser pendurado na parede, suportando câmera FaceTime e reconhecimento de múltiplos usuários.

O preço estimado é de cerca de 350 dólares (cerca de 2.499 yuans chineses). A Apple está estudando estratégias de redução de custos para reduzir o preço nos modelos futuros.

Enquanto isso, a câmera de segurança interna com código J450 deverá chegar até o final de 2025. Já o robô de mesa mais inovador utiliza braço mecânico giratório e tela de 9 polegadas, podendo ajustar automaticamente a perspectiva e interagir por voz, mas devido à complexidade do design do motor e funcionalidades de IA não concluídas, seu lançamento foi adiado para 2027.

Ambos os dispositivos utilizam painéis LCD fornecidos pela Tianma Micro-electronics para reduzir os custos de fabricação. Analistas acreditam que a Apple está construindo rapidamente um ecossistema doméstico inteligente integrando Siri, IA e tecnologia robótica, com o Vietnã como nova base.