A indústria de recrutamento está passando por uma transformação profunda impulsionada pela inteligência artificial. O buscador de talentos impulsionado pela IA Juicebox anunciou na quinta-feira o fechamento de um financiamento total de 36 milhões de dólares, incluindo uma rodada A de 30 milhões de dólares liderada pela Sequoia Capital. A startup, que tem apenas 4 membros no núcleo da equipe, já atingiu uma receita anual recorrente superior a 10 milhões de dólares.
Por anos, os recrutadores dependiam de tecnologias de aprendizado de máquina para buscar currículos e perfis do LinkedIn com base em palavras-chave para encontrar candidatos potenciais. Embora esse método tenha ajudado a reduzir o número de candidatos, os recrutadores ainda precisavam revisar manualmente cada perfil para determinar a melhor correspondência.
Aos 22 anos, David Paffenholz e aos 19 anos, Ishan Gupta perceberam que modelos de linguagem grandes poderiam identificar talentos mais rapidamente e eficientemente. Os dois desenvolveram o buscador impulsionado pela IA Juicebox, que utiliza análise de linguagem natural para analisar perfis profissionais, sites pessoais e outras informações públicas, para identificar os candidatos mais qualificados.
Após participar do acelerador de startups Y Combinator no verão de 2022, Paffenholz e Gupta dedicaram vários anos a aprimorar o produto. Quando seu buscador de IA PeopleGPT ficou pronto no final de 2023, foi amplamente adotado por clientes, desde pequenas startups até empresas maiores como Cognition, Ramp e Perplexity.
Em um curto período de tempo, a plataforma atendeu mais de 2500 clientes e sua receita anual recorrente ultrapassou 10 milhões de dólares.
O sócio da Sequoia Capital David Cahn conheceu inicialmente a empresa através de uma conversa com um empreendedor em fase inicial, que informou que estava usando o Juicebox para todas as suas contratações. Cahn revelou à TechCrunch que esse empreendedor contratou mais de dez funcionários sem usar um recrutador profissional, algo extremamente difícil antes disso.
Tais elogios despertaram o interesse de Cahn. Em seguida, ele descobriu que os recrutadores internos da Sequoia também estavam tentando usar o Juicebox para auxiliar nas contratações da própria empresa, o que o deixou ainda mais empolgado com o potencial de crescimento dessa startup.
Quando Cahn finalmente se encontrou com Paffenholz e Gupta, sua impressão foi ainda mais forte. "Nunca vi, durante minha carreira, uma empresa com apenas 4 pessoas no time que tenha obtido 2000 clientes", disse Cahn à TechCrunch.
Ainda que o Juicebox tenha contratado mais 8 funcionários, a empresa continua a atrair clientes sem ter uma equipe de vendas.
O motivo pelo qual os clientes correm para o Juicebox é que, para empresas que competem para construir funções de IA, a velocidade de recrutamento é extremamente importante.
A característica única do buscador Juicebox é a capacidade de inferir informações sobre os candidatos como um humano. "Ajudamos a encontrar novos candidatos que não podem ser encontrados em outros lugares, porque esses perfis podem não ter palavras-chave ou tipos de conteúdo que esperaríamos em uma pesquisa convencional", explicou Paffenholz à TechCrunch.
O produto da startup é bem-vindo tanto por empresas pequenas que não têm um recrutador especializado quanto por equipes de talentos das grandes corporações. Ao automatizar a busca por candidatos, essa ferramenta permite que os recrutadores internos se concentrem mais em construir relacionamentos com potenciais empregados.
Assim que o Juicebox identifica um candidato, seu agente inteligente pode enviar automaticamente e-mails e agendar conversas iniciais.
Ainda que o Juicebox tenha crescido rapidamente, empresas consolidadas como a Eightfold também estão adicionando funcionalidades de busca impulsionadas pela IA aos seus produtos.
Apesar disso, Cahn acredita firmemente que Paffenholz e Gupta conseguem transformar o Juicebox em um produto indispensável para a pilha de tecnologia de toda startup. "Investimos em muitas empresas que se tornaram a escolha padrão para startups, como a Stripe", disse ele, "acredito que o Juicebox tem a oportunidade de se tornar a escolha padrão, a primeira ferramenta que toda startup usará para contratar seus primeiros funcionários."
Analisistas da indústria acreditam que o sucesso do Juicebox reflete o potencial disruptivo da tecnologia de IA nos processos tradicionais de recrutamento. À medida que a demanda por talentos técnicos continuar crescendo, ferramentas de IA capazes de oferecer correspondências mais precisas e eficientes de talentos ocuparão uma posição importante no mercado.