O laboratório de IA Anthropic está lançando uma ofensiva no mercado corporativo. A empresa de tecnologia IBM anunciou uma parceria estratégica com a Anthropic, integrando a família de modelos de linguagem grande Claude em seus produtos de software.

Essa empresa de tecnologia sediada em Armonk, Nova York, revelou na segunda-feira que o primeiro produto a integrar o Claude será o ambiente de desenvolvimento integrado da IBM, que já está disponível para alguns clientes selecionados. Ao mesmo tempo, a IBM também lançou junto com a Anthropic um guia corporativo, detalhando como as empresas podem construir, implantar e manter agentes de IA corporativa.

As partes não divulgaram os termos específicos do acordo. O TechCrunch entrou em contato com a IBM para obter mais informações sobre o futuro da parceria.

Desde o lançamento de Claude Enterprise em setembro de 2024, a Anthropic tem se expandido significativamente no setor corporativo. Na segunda-feira, a empresa também anunciou um acordo com a Deloitte, uma das maiores consultorias, para implantar o Claude nos fluxos de trabalho de quase 500.000 funcionários da Deloitte em todo o mundo. A Anthropic afirmou que este será o maior deployment corporativo da empresa até agora.

Dados do mercado estão validando a estratégia corporativa da Anthropic. Uma pesquisa realizada pela Menlo Ventures em julho descobriu que os clientes corporativos preferem os modelos Claude em comparação com outros modelos de IA, incluindo a OpenAI. Mais interessante ainda, a pesquisa também revelou que o uso de modelos da OpenAI pelas empresas tem diminuído desde 2023.

Essas ações demonstram a ambição e a força da Anthropic no mercado corporativo. Do fornecedor de infraestrutura de tecnologia como a IBM ao gigante de serviços profissionais como a Deloitte, o Claude está penetrando em todos os aspectos da operação corporativa. Para a OpenAI, que há muito tempo domina o mercado de IA, a pressão competitiva vinda da Anthropic está se tornando cada vez mais real.