Recentemente, a NVIDIA lançou oficialmente o novo chip para robôs, Jetson Thor. O lançamento deste chip visa aumentar significativamente a capacidade de computação de IA no campo de robótica, para melhor suportar diversos tipos de robôs inteligentes, especialmente os robôs humanoides.
Em comparação com a geração anterior, o Jetson Orin, a capacidade de cálculo do Jetson Thor aumentou incrivelmente 7,5 vezes, chegando a um máximo de 2070FP4TFLOPS, com consumo de energia de 130W e eficiência energética três vezes maior. Além disso, a memória do Thor foi ampliada para 128G e a largura de banda da memória gráfica atingiu 273GB/s.
O chip Jetson Thor utiliza a arquitetura GPU mais recente, Blackwell, projetada especificamente para inferência de modelos de IA generativa, podendo suportar agentes de "IA física" da próxima geração. Esses agentes podem ser executados em tempo real na extremidade, minimizando ao máximo a dependência da nuvem. Para atender às necessidades de aplicações em tempo real de baixa latência e alto desempenho, o Jetson Thor vem equipado com uma série de ferramentas de software poderosas, que suportam todos os principais frameworks de IA generativa e modelos de inferência. Os desenvolvedores podem realizar experimentos e inferências de modelo rapidamente localmente.
A NVIDIA também afirmou que, graças à otimização da precisão FP4 e da decodificação de previsão, o desempenho do Jetson Thor tem potencial para melhorar ainda mais. Além disso, este chip suporta toda a pilha de software NVIDIA AI, acelerando praticamente todos os fluxos de trabalho de IA física, abrangendo áreas como robótica, análise de vídeo e processamento de sensores. O produto lançado agora inclui kits de desenvolvimento e módulos prontos para produção. O kit de desenvolvimento começa em 3499 dólares (cerca de 25.000 yuans), enquanto o preço do módulo é de 2999 dólares (cerca de 21.400 yuans).
No recém-concluído Congresso Mundial de Robôs, várias empresas conhecidas de robótica nacionais, como a Yùshù Technology e a Galaxy United, anunciaram que serão as primeiras a adotar o chip Jetson Thor. O robô Galbot da Galaxy United demonstrou suas aplicações em vários cenários industriais durante o congresso. Este novo chip não apenas chama a atenção do setor, mas também envolve empresas de hardware e sensores na construção do sistema do Jetson Thor.
Além disso, o chip especializado para veículos autônomos da NVIDIA, Nvidia Drive AGX Thor, será lançado em breve e já está disponível para reserva. Com o desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial, a NVIDIA não só se dedica a fornecer uma base de capacidade de cálculo poderosa, mas também está constantemente avançando em novas pesquisas, mostrando sua posição central no campo de IA. No futuro, a NVIDIA continuará explorando grandes oportunidades de mercado em robótica e automação, ajudando o desenvolvimento da indústria.
Principais pontos:
🚀 Aumento da capacidade de IA: A capacidade de cálculo de IA do chip Jetson Thor é 7,5 vezes maior que a da geração anterior, atendendo às necessidades de diversos robôs inteligentes.
🤖 Memória e desempenho: A capacidade de memória do chip Thor atinge 128G, com largura de banda de memória gráfica de 273GB/s, possuindo uma eficiência energética extremamente alta.
🌍 Parcerias industriais: Muitas empresas de robótica nacionais anunciaram a adoção do novo chip, impulsionando a integração e aplicação da IA e da tecnologia robótica.