【Reportagem da AIbase】Na segunda-feira, a Anthropic anunciou que lançará uma versão de pré-visualização de pesquisa do agente de inteligência artificial baseado no navegador Claude for Chrome. Este agente é impulsionado pelo modelo Claude AI e está disponível inicialmente para os 1000 assinantes do plano Anthropic Max (com taxas mensais de 100 a 200 dólares), com uma lista de espera aberta para outros usuários.

Ao instalar uma extensão do Chrome, alguns usuários poderão interagir diretamente com o Claude na janela Sidecar do navegador. O Claude não apenas mantém o contexto das operações na página da web, mas também pode executar operações no navegador e tarefas pendentes, sob autorização do usuário.

QQ20250827-085355.png

O navegador está se tornando um novo campo de batalha para laboratórios de IA. A Perplexity recentemente lançou um navegador de IA chamado Comet, enquanto a OpenAI foi noticiada sobre o lançamento de um produto semelhante; o Google integrou o Gemini no Chrome. Com o julgamento antitruste nos EUA se aproximando, o Google pode ser forçado a vender o Chrome. Destaque-se que a Perplexity já apresentou uma oferta de aquisição de 34,5 bilhões de dólares, e o CEO da OpenAI, Sam Altman, também expressou publicamente seu interesse em adquiri-lo.

No entanto, os agentes de navegadores de IA também trazem riscos de segurança. Na semana passada, a equipe de segurança do Brave revelou que o Comet possui uma vulnerabilidade de "ataque de injeção indireta de prompts", que pode ser induzida por código de sites maliciosos a executar instruções (a vulnerabilidade foi corrigida). A Anthropic destacou em seu blog que essa pré-visualização de pesquisa visa identificar e lidar com riscos potenciais antecipadamente e já implementou várias medidas de defesa, reduzindo a taxa de sucesso desses ataques de 23,6% para 11,2%.

Por exemplo, os usuários podem limitar o acesso do agente Claude a sites específicos; por padrão, o Claude não pode acessar sites de serviços financeiros, adultos ou piratas. Além disso, antes de operações de alto risco, como publicação, compra ou compartilhamento de dados pessoais, o Claude exigirá permissão do usuário.

Já em outubro de 2024, a Anthropic testou um agente de IA capaz de controlar a tela do computador, mas estava limitado devido à baixa performance. Agora, com o rápido desenvolvimento dos agentes de IA, ferramentas como o Comet e o ChatGPT Agent conseguem realizar algumas tarefas simples com confiabilidade, embora ainda tenham limitações ao lidar com operações complexas.

Com o aumento da competição entre os principais fabricantes, os agentes de navegadores de IA estão deixando a fase experimental para se tornarem centrais na disputa pela competitividade principal.