A divisão de computação quântica do Google, Google Quantum AI, anunciou na terça-feira, 2 de outubro, que completou a aquisição da empresa de tecnologia quântica recém-criada Atlantic Quantum, uma startup derivada do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). A equipe inteira da Atlantic Quantum se juntará ao Google para impulsionar o desenvolvimento da tecnologia de computação quântica.

Google (3)

A aquisição tem como foco principal o fato de a Atlantic Quantum estar dedicada ao desenvolvimento de hardware de computação quântica altamente integrado. A tecnologia de pilhas de chips quânticos modulares dessa startup é considerada fundamental para ampliar o número de qubits supercondutores da Google Quantum AI, acelerando efetivamente o progresso do Google em direção a um computador quântico com correção de erros em larga escala e, por fim, na implementação de aplicações no mundo real.

A Google Quantum AI tem feito avanços significativos na área de computação quântica. Essa divisão lançou, em fim de 2024, a chip quântico Willow, que demonstrou capacidade computacional impressionante, capaz de realizar tarefas que levariam 1025 anos para serem concluídas por supercomputadores tradicionais em somente 5 minutos.

Através da integração das avançadas tecnologias de integração de hardware da Atlantic Quantum, o Google está se esforçando para superar os desafios enfrentados ao expandir os qubits supercondutores, consolidando assim sua posição de liderança no campo da próxima geração de computação.