Em 5 de setembro, a organização de direitos humanos do Conselho da Europa anunciou que o primeiro tratado internacional juridicamente vinculativo sobre inteligência artificial (IA) estará aberto para assinatura na quinta-feira.
Os países participantes nas negociações incluem os Estados Unidos, o Reino Unido e os Estados-membros da União Europeia. Este acordo, conhecido como "Convenção sobre Inteligência Artificial", após anos de preparação, foi oficialmente aprovado em maio deste ano, envolvendo discussões com 57 países.
Nota da imagem: Imagem gerada por IA, fornecida pela Midjourney.
Esta convenção visa abordar os diversos riscos potenciais da inteligência artificial, ao mesmo tempo em que promove a inovação responsável. A Secretária de Justiça do Reino Unido, Shabana Mahmood, afirmou que esta convenção é um passo importante para garantir que as novas tecnologias sejam utilizadas de forma responsável, sem comprometer nossos valores fundamentais. Ela destacou, em particular, os direitos humanos e o estado de direito como valores cruciais.
O foco da Convenção sobre Inteligência Artificial é a proteção dos direitos humanos daqueles afetados por sistemas de IA. Isso difere da Lei de IA da UE, que entrou em vigor no mês passado e visa regular de forma abrangente o desenvolvimento, a implantação e o uso de sistemas de IA no mercado interno da UE. É importante notar que o Conselho da Europa, fundado em 1949, é uma organização internacional independente da UE, dedicada à proteção dos direitos humanos, com atualmente 47 Estados-membros, incluindo todos os 27 Estados-membros da UE.
As discussões sobre esta convenção começaram em 2019, quando um comitê especial começou a avaliar a viabilidade de uma convenção-quadro sobre IA. Posteriormente, em 2022, foi criado um comitê específico para elaborar e negociar o texto do tratado. Nesta assinatura, os países podem optar por implementar as disposições do tratado por meio de medidas legislativas, administrativas ou outras. O governo britânico declarou que trabalhará em estreita colaboração com reguladores, governos locais e departamentos relevantes para garantir a implementação adequada dessas novas exigências.
Atualmente, com o rápido desenvolvimento da tecnologia de IA, garantir que essas tecnologias beneficiem a sociedade sem violar os direitos humanos fundamentais tornou-se um desafio global.
Destaques:
🌍 O primeiro tratado internacional sobre inteligência artificial estará aberto para assinatura na quinta-feira, com a participação dos EUA, Reino Unido e países da UE.
🤝 A convenção concentra-se na proteção dos direitos humanos das pessoas afetadas por sistemas de IA e visa enfrentar os riscos da IA.
📜 O governo britânico afirma que trabalhará ativamente com várias partes para garantir a implementação das exigências do tratado e promover a inovação tecnológica responsável.