Recentemente, meios de comunicação estrangeiros relataram que a ByteDance está acelerando o desenvolvimento e a fabricação de seus próprios chips de IA, a fim de reduzir sua dependência dos caros chips da Nvidia.

Os relatórios afirmam que a ByteDance planeja colaborar com a TSMC, prevendo a produção em massa de dois chips de IA autodesenvolvidos em 2026, e já reservou a produção de centenas de milhares de chips. Ainda mais notável é a alegação de que a ByteDance tem como objetivo alcançar, com custos semelhantes, um desempenho computacional quatro vezes maior em um cluster impulsionado por seus chips próprios em comparação com um único chip H100.

Em resposta, a ByteDance rapidamente refutou a reportagem. Um funcionário da empresa afirmou que a notícia é imprecisa. O funcionário admitiu que a ByteDance está explorando o campo de chips, principalmente em torno da otimização de custos para negócios de recomendação e publicidade, e que todos os projetos estão em total conformidade com as regulamentações de controle comercial. No entanto, enfatizou que esses esforços ainda estão em estágio inicial.