Segundo relatos da mídia, a empresa de inteligência artificial OpenAI está considerando uma rodada de venda de ações no valor de 6 bilhões de dólares, o que aumentaria seu valor de mercado para 500 bilhões de dólares, superando a empresa privada mais valiosa do mundo atualmente, a SpaceX (valor de 350 bilhões de dólares). As ações vendidas nessa rodada serão principalmente oferecidas por funcionários atuais e antigos.
Nos últimos 12 meses, a OpenAI experimentou um crescimento acelerado. Investidores como Microsoft e SoftBank já investiram pelo menos 40 bilhões de dólares na empresa, elevando seu valor de mercado para 300 bilhões de dólares em março de 2023. Em outubro de 2022, o valor de mercado da OpenAI era apenas de 157 bilhões de dólares. Se essa venda de ações for bem-sucedida, a OpenAI se tornará a empresa privada mais valiosa do mundo.
No momento, os investidores envolvidos nas negociações dessa venda de ações incluem três instituições que já investiram na OpenAI: SoftBank, Dragoneer Investment Group e Thrive Capital. Segundo relatos da Bloomberg, as negociações ainda estão em fase inicial e os números finais podem mudar. A OpenAI não fez comentários sobre o assunto.
Na área de inteligência artificial, a OpenAI está enfrentando uma competição intensa. Grandes empresas de tecnologia ao redor do mundo, incluindo Meta, Google, Amazon e Microsoft, estão investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial, contratando engenheiros e construindo centros de dados. Apenas em 2025, essas quatro empresas investiram mais de 155 bilhões de dólares em inteligência artificial.
Ainda que tenha havido avanços significativos na tecnologia de inteligência artificial desde o lançamento do ChatGPT em 2022, o novo modelo de IA mais recente da OpenAI, o GPT-5, não recebeu uma reação calorosa. Os usuários relataram que a qualidade da escrita desse modelo é inferior às versões anteriores e que ele carece das características personalizadas dos modelos anteriores. O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que embora a empresa busque "inteligência artificial geral", ou seja, uma IA capaz de superar humanos em maioria das tarefas, ele afirmou em uma coletiva recente que o GPT-5 é "inteligência geral", mas ainda não é capaz de "aprender continuamente".
Com o avanço da inteligência artificial, os reguladores também estão exercendo uma fiscalização cada vez mais rigorosa sobre o conteúdo prejudicial gerado por chatbots e possíveis comportamentos que podem manipular os usuários.
Principais pontos:
🌟 A OpenAI planeja aumentar seu valor de mercado para 500 bilhões de dólares por meio de uma venda de ações, superando a SpaceX.
💰 Os investidores incluem o SoftBank, Dragoneer Investment Group e Thrive Capital, e as negociações ainda estão em fase inicial.
🤖 Apesar dos avanços significativos na tecnologia de inteligência artificial, o feedback dos usuários sobre a versão mais recente, o GPT-5, foi negativo, e ele ainda não consegue aprender continuamente.