O Fundo de Investimento em Indústria de Inteligência Artificial de Pequim anunciou um investimento adicional de 200 milhões de yuans chineses na empresa de inteligência artificial Zhipu (Z.ai), além do investimento já realizado no ano passado. Este investimento visa apoiar o desenvolvimento de modelos de código aberto e a construção de uma comunidade de código aberto da Zhipu. A Zhipu foi a primeira empresa de modelos de IA de grande porte a receber investimento do fundo desde sua criação, e também é a empresa com o crescimento mais rápido atualmente. A Zhipu possui um acúmulo abrangente de capacidades de modelos, incluindo texto, raciocínio, voz, imagem, vídeo e código, além de um sólido planejamento de comercialização, contando com uma comunidade de desenvolvedores e usuários corporativos com mais de um milhão de membros.
Este investimento adicional tem como objetivo impulsionar ainda mais o desenvolvimento das capacidades da Zhipu em inovação de modelos e algoritmos de código aberto. A Zhipu, por meio de ações concretas, impulsiona o desenvolvimento do ecossistema de código aberto, tendo anunciado 2025 como o "Ano do Código Aberto da Zhipu". Em 14 de abril, a Zhipu lançou o modelo GLM de 32B/9B, incluindo modelos base, de inferência e de ponderação, todos sob a licença MIT, permitindo uso comercial e distribuição gratuitos, o que gerou grande interesse na indústria.
Para promover ainda mais a construção do ecossistema de código aberto, o fundo Zhipu Z investiu 300 milhões de yuans para apoiar o desenvolvimento de comunidades de código aberto de IA em todo o mundo. Qualquer projeto de startup baseado em modelos de código aberto (não limitado aos modelos de código aberto da Zhipu) pode se candidatar. A Zhipu está comprometida com a democratização da IA, tendo sido pioneira em 2023 no lançamento do primeiro modelo de bate-papo de grande porte de código aberto da China, o ChatGLM-6B, que em pouco tempo atraiu mais de 10 milhões de downloads. Em quase seis anos de existência, a Zhipu já lançou mais de 55 modelos de código aberto, com quase 40 milhões de downloads cumulativos em comunidades de código aberto internacionais.
Em 2025, o "Ano do Código Aberto", a Zhipu lançou sucessivamente o CogView4, o primeiro modelo de código aberto de geração de imagens a partir de texto que suporta a geração de caracteres chineses, e o mais recente modelo GLM de 32B/9B, incluindo modelos base, de inferência e de ponderação. A Zhipu, por meio de ações concretas, promove o florescimento do ecossistema de código aberto de modelos de grande porte e se esforça para contribuir com a sua força para tornar Pequim a "capital mundial de código aberto" em inteligência artificial.