De acordo com a Lei Feng Wang, a vivo reorganizou novamente seu departamento de Inteligência Artificial (IA) em 2 de abril, demonstrando seu contínuo comprometimento e determinação em reformar a área de IA. Essa mudança ocorreu apenas um mês após o último ajuste, indicando que a vivo ainda está explorando sua estratégia de IA.
Nesta reorganização, a vivo desmantelou os antigos departamentos de Inteligência Artificial 1 e 2, substituindo-os por um novo Departamento de Produtos de IA, um Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia de IA 1 e um Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia de IA 2. Cada novo departamento tem responsabilidades claramente definidas para melhor atender às necessidades do mercado e ao desenvolvimento tecnológico.
A principal tarefa do Departamento de Produtos de IA é realizar o planejamento cognitivo e estratégico, sendo responsável pela implementação e operação iterativa de produtos relacionados à IA, focando na experiência do usuário, dados de uso, satisfação do usuário e posicionamento de mercado do produto. O diretor geral deste departamento é Guan Yanbing, ex-diretor geral do departamento de plataformas de produtos de internet, reforçando ainda mais a profissionalidade na área de produtos.
Simultaneamente, o Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia de IA 1 se concentrará no desenvolvimento e otimização de algoritmos e modelos na área de IA, garantindo o desempenho e o custo de recursos dos algoritmos. Já o Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia de IA 2 será responsável pela implementação de algoritmos e construção de arquitetura tecnológica, buscando melhorar a eficiência e estabilidade geral da engenharia. Os responsáveis pelos dois departamentos são Zhang Fei e Hao Xiong, respectivamente, sendo que o primeiro também supervisiona o Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia de IA 1, e o segundo o Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia de IA 2.