O renomado jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, relatou que a Apple está testando uma nova versão do Siri por meio de um chatbot interno chamado Veritas. Essa iniciativa visa acelerar o ritmo da Apple na cada vez mais acirrada competição em inteligência artificial.

A nova geração do Siri sofreu várias adições anteriormente e, após sua primeira apresentação, a reação à "Apple Intelligence" foi relativamente fraca. A plataforma Veritas oferece à Apple um ambiente eficiente para desenvolver e testar novas funcionalidades do Siri e coletar rapidamente o feedback dos funcionários. Essas novas funcionalidades incluirão a capacidade de "pesquisar dados pessoais" e realizar "ações dentro de aplicativos, como editar fotos", aumentando significativamente a utilidade do Siri.

siri, apple, inteligência artificial, assistente de voz, IA

Gurman revelou que o uso do Veritas é semelhante aos serviços disponíveis no mercado, como ChatGPT e Gemini. Os funcionários da Apple podem conversar entrando com solicitações e revisando registros das conversas anteriores. No entanto, Gurman acredita que essa medida é um erro da Apple, pois o Veritas não tem planos de ser lançado para consumidores no momento e será limitado ao uso interno. Isso reforça a possibilidade de que, em busca de inteligência artificial, a Apple continue dependendo da parceria com o Google e utilizando seu modelo Gemini.