O TikTok publicou o “Relatório de Dados de Governança de Indústrias Negras do Primeiro Trimestre de 2025”, mostrando resultados significativos em seu combate a atividades ilegais. O relatório indica que o TikTok baniu 2,6 milhões de contas envolvidas em atividades como bots, fraudes e redirecionamento ilegal no primeiro trimestre, e relatou pistas de atividades criminosas às autoridades competentes.
O TikTok, por meio da construção de um sistema de governança com IA como núcleo, melhorou significativamente a eficiência em inspeções, alertas e análises de cenários de violações ilegais. No combate a bots, o TikTok utilizou a capacidade de IA para criar ferramentas de robôs inteligentes, automatizando os estágios de detecção de riscos, alertas, inspeções, análises e revisões. Isso resultou em um aumento significativo na eficiência da plataforma na identificação e tratamento de “enchimento artificial”, com tempo de processamento de casos individuais em segundos, precisão geral superior a 85%, aumento de 10,25 vezes na eficiência de inspeção de violações de serviços de bots, bloqueio de 60 milhões de solicitações ilegais por dia e banimento de mais de 200.000 contas de bots.
No combate à fraude, o TikTok continua reforçando alertas contra fraudes, atualizando a ferramenta “Assistente de Verificação” para ajudar os usuários a verificar se as informações são do TikTok oficial e visualizar o histórico de contato com o atendimento ao cliente oficial. A plataforma também aprimorou modelos de segurança em vários cenários, focando na resolução de problemas de fraude em cenários de bate-papo menos comuns, e intensificou os alertas aos usuários sobre cenários de alto risco, como golpes românticos e redirecionamento para conteúdo sexualmente explícito. De 2025 até agora, o TikTok baniu 1,4 milhão de contas relacionadas a fraudes, enviou mais de 800.000 mensagens de texto de alerta por dia e fez quase 170.000 ligações de alerta contra fraudes.
Para lidar com o redirecionamento ilegal, o TikTok estabeleceu um sistema de identificação de links de múltiplas contas, cortando as conexões entre contas ilegais em vários estágios, desde a prevenção até o tratamento posterior, e processando as contas ilegais de forma unificada. Por meio do uso intensivo de tecnologia de IA, a plataforma reduziu em 73,3% o número de denúncias relacionadas a violações no primeiro trimestre, baniu quase 1 milhão de contas envolvidas em redirecionamento ilegal, processou 7,45 milhões de vídeos ilegais e relatou as pistas às autoridades competentes para auxiliar na repressão a grupos ilegais de redirecionamento.
O TikTok afirmou que continuará usando a tecnologia de IA para melhorar sua capacidade de governança, proteger a segurança dos usuários e manter um ecossistema de plataforma saudável.