O OpenAI respondeu firmemente à ação judicial apresentada pela xAI, empresa de Elon Musk, no Tribunal Federal do Norte da Califórnia em 3 de outubro, afirmando que "não precisamos e não queremos nenhum segredo comercial de ninguém" e que fará o possível para proteger seus funcionários das "agressões" de Musk.

Segundo informações, a xAI acusou o OpenAI de recrutar sistematicamente seus funcionários e roubar ilegalmente segredos comerciais, alegando que o OpenAI induziu os funcionários da xAI a violar acordos de confidencialidade para obter seu código-fonte, vantagens na operação de centros de dados e planos estratégicos, visando obter vantagem injusta na competição. Musk expressou sua irritação com a ação judicial, dizendo "não aguento mais, não preciso mais aguentar". Esta é a sexta ação judicial que Musk move contra o OpenAI nos últimos 18 meses, com acusações que se intensificaram progressivamente, passando de violação de contrato para roubo de segredos comerciais, mostrando claramente sua forte insatisfação com o OpenAI.

image.png

O OpenAI ressaltou em sua resposta que essas acusações são sem fundamento e carecem de evidências. Eles afirmaram que a xAI, liderada por Musk, enfrenta uma perda de talentos, com muitos funcionários qualificados escolhendo entrar no OpenAI para impulsionar a missão da empresa. O OpenAI acredita que os funcionários têm o direito de escolher para onde trabalhar e que contratar esses funcionários é totalmente legal.

Essa ação judicial gerou amplo interesse, e muitos começaram a questionar se essa guerra jurídica crescente afetará o desenvolvimento saudável da indústria de IA. Independentemente disso, o OpenAI disse que continuará comprometido em proteger seus funcionários e não recuará diante das ações legais de Musk.