Recentemente, o Indeed Hiring Lab publicou um estudo explorando o uso da inteligência artificial generativa (IA) no local de trabalho, especialmente o modelo GPT-4o desenvolvido pela OpenAI. Este estudo analisou mais de 2800 habilidades de trabalho e mostrou que, embora a IA generativa mostre potencial em muitas áreas, ela não significa que os empregos de colarinho branco serão rapidamente substituídos.

Escritório robótico

Observação da fonte: Imagem gerada por IA, fornecedora de serviços de licenciamento de imagens Midjourney

O estudo mostra que 69% das habilidades são consideradas "muito improváveis" ou "provavelmente não serão" substituídas pela IA generativa. Apenas 29% das habilidades podem correr o risco de serem substituídas no futuro com o avanço da tecnologia e as mudanças nas práticas comerciais. O que é reconfortante é que nenhuma habilidade de trabalho foi avaliada como "muito provável" de ser substituída pela IA. Isso indica que, embora a IA tenha feito grandes avanços em muitos aspectos, ela ainda está longe de substituir completamente o trabalho humano.

Neste estudo, a IA foi questionada sobre sua capacidade de dominar habilidades de trabalho específicas, como contabilidade, marketing, desenvolvimento de software e suporte administrativo médico. Os resultados mostraram que, nessas áreas, a IA pode ter mais de 50% de chance de substituir algumas tarefas específicas. Embora a IA possa ajudar em alguns problemas complexos, sua capacidade ainda é limitada na aplicação prática.

Especialmente na área da contabilidade, cerca de 78% das habilidades são consideradas "possíveis" ou "provavelmente substituíveis pela IA". Dessas habilidades, a capacidade de resolução de problemas da IA foi avaliada como "boa" em 31%. Isso torna a contabilidade a profissão mais afetada neste estudo. No entanto, a probabilidade de as habilidades de outras profissões serem substituídas pela IA é relativamente baixa, e a capacidade de resolução de problemas da IA também é limitada.

Com o avanço contínuo da tecnologia de IA, mais habilidades complexas podem ser dominadas pela IA no futuro, mas, atualmente, a IA é melhor em lidar com tarefas simples que não exigem execução pessoal, como gerar texto ou imagens rapidamente. Portanto, embora o futuro da IA pareça brilhante, a curto prazo, ainda é necessária a inteligência e a criatividade humanas para realizar trabalhos que exigem trabalho manual e tomada de decisões complexas.

Destaques:

✨ 69% das habilidades de trabalho são consideradas improváveis de serem substituídas pela IA generativa.

💼 As habilidades da área de contabilidade são as mais afetadas pela IA, com 78% de probabilidade de serem substituídas.

📈 A IA atualmente é melhor em tarefas simples; problemas complexos ainda exigem solução humana.