A Google anunciou recentemente que seu aplicativo de notas de inteligência artificial, NotebookLM, está disponível agora para um público mais jovem. Antes, o ferramenta estava limitada a usuários com 18 anos ou mais, mas agora foi estendida a todos os usuários do Google Workspace for Education, bem como a usuários do consumidor geral com 13 anos ou mais.
Essa medida visa permitir que alunos dos anos iniciais e médios também utilizem essa ferramenta de pesquisa de IA para compreender melhor e aprofundar seus conhecimentos em sala de aula. O NotebookLM não é mais apenas uma ferramenta de anotações; ele oferece uma série de novas funcionalidades poderosas para auxiliar no aprendizado. Os estudantes agora podem transformar materiais de estudo e anotações em resumos em áudio semelhantes a podcasts, facilitando a escuta a qualquer momento; também podem usar mapas mentais interativos para visualizar e organizar conceitos e ideias complexas. Além disso, a função de visão geral de vídeo (Video Overviews), lançada recentemente, permite que anotações, PDFs e imagens sejam combinadas em apresentações dinâmicas em vídeo.
À medida que a inteligência artificial é cada vez mais aplicada na educação, preocupações sobre privacidade dos dados dos alunos e uso inadequado da tecnologia também surgem. Diante disso, a Google enfatizou que adotou estratégias mais rigorosas para segurança de conteúdo para usuários menores de 18 anos, para filtrar respostas inadequadas da IA. Além disso, a Google garantiu que não usará os conteúdos carregados pelos usuários nem os registros de conversas para treinar modelos de inteligência artificial, nem realizar revisões humanas, garantindo assim a segurança da privacidade dos jovens usuários.
A expansão do NotebookLM para o mercado juvenil vem logo após o lançamento pelo OpenAI da versão educacional do ChatGPT, mostrando claramente que a competição entre gigantes da tecnologia no setor de educação com inteligência artificial está esquentando. Todas as partes estão se posicionando ativamente, buscando integrar profundamente a IA no processo de aprendizado e pesquisa da próxima geração.