De acordo com um executivo sênior da SK Hynix, a empresa sul-coreana acredita que o mercado de chips de memória especializados para inteligência artificial crescerá a uma taxa de 30% ao ano nos próximos anos até 2030. Essa previsão otimista se refere ao mercado de memória de largura de banda elevada (HBM), apesar das preocupações persistente no setor com o aumento da pressão sobre os preços.

Chip de GPU (1)

Nota da fonte da imagem: A imagem foi gerada por IA, e o serviço de licenciamento é oferecido pela Midjourney

O responsável pelas operações de HBM da SK Hynix, Choe Jun-young, disse à Reuters que a demanda dos usuários finais por inteligência artificial é "muito firme e forte". Ele também mencionou que empresas de computação em nuvem como Amazon, Microsoft e Google estão prevendo aumentos nos gastos com inteligência artificial no futuro, o que terá um impacto positivo no mercado de HBM. Choe Jun-young observou que há uma "relação direta e evidente" entre a expansão da inteligência artificial e a compra de HBM.

O HBM é um padrão de memória de acesso aleatório dinâmico (DRAM) que, desde sua produção inicial em 2013, passou por desenvolvimentos significativos. O HBM economiza espaço e reduz o consumo de energia empilhando os chips verticalmente, e esse design é eficiente para lidar com grandes volumes de dados gerados por aplicativos de inteligência artificial complexos. A SK Hynix espera que o mercado de HBM personalizado atinja centenas de bilhões de dólares até 2030.

No aspecto técnico, a SK Hynix, junto com concorrentes como Micron e Samsung Electronics, está fazendo uma transição estratégica para o próximo nível de HBM4. Esses novos produtos incluem chips lógicos dedicados aos clientes, ajudando a gerenciar a memória, o que significa que os usuários não podem substituir facilmente as memórias dos concorrentes por produtos semelhantes.

A atitude otimista de Choe Jun-young sobre o crescimento futuro do mercado HBM também inclui o desejo dos clientes de obter serviços mais personalizados do que os disponíveis atualmente. Atualmente, clientes principais como a Nvidia recebem personalização, enquanto clientes menores aceitam soluções tradicionais integradas. Choe Jun-young disse: "As necessidades de cada cliente são diferentes, alguns clientes desejam características específicas de desempenho ou potência."

Ainda que a SK Hynix seja fornecedora principal de HBM da Nvidia, a Samsung e a Micron também estão fornecendo pequenos lotes de produtos para ela. Na semana passada, a Samsung alertou durante uma reunião de relatórios financeiros que a oferta da geração atual de HBM3E pode superar o crescimento da demanda, o que pode causar pressão sobre os preços.