O Grupo Ant e o Hospital do Instituto de Medicina da Universidade de Pequim (HospitaI de Pequim, terceira unidade) firmaram uma parceria estratégica oficial, estabelecendo um Laboratório de Inovação Conjunta em Saúde com Inteligência Artificial. Essa colaboração profunda entre indústria, academia e pesquisa integrará as vantagens clínicas das instituições médicas de topo com a capacidade de modelos de grande porte de plataformas tecnológicas líderes, promovendo o desenvolvimento de aplicações de saúde com IA mais especializadas, confiáveis e práticas.

O laboratório conjunto concentrará inicialmente os focos nas áreas de doenças graves como câncer colorretal, endocrinologia e reprodução assistida, dedicando-se a superar desafios no desenvolvimento de sistemas de decisão de diagnóstico auxiliado por IA e serviços para pacientes. Por meio da cooperação interdisciplinar, realizará pesquisas e desenvolvimento tecnológico e aplicação em modelos multissensoriais de saúde, diagnóstico clínico auxiliado por IA, ajudando os médicos a realizar tratamentos precisos para doenças complexas, aumentando a taxa de cura dos pacientes e a acessibilidade à gestão pós-diagnóstico.

O diretor do Hospital do Instituto de Medicina da Universidade de Pequim, Fu Wei, disse: "Esperamos que o trabalho do laboratório conjunto acelere a conversão de resultados de pesquisa em IA na indústria da saúde para aplicações clínicas, resolvendo problemas clínicos difíceis com meios inovadores, fornecendo aos pacientes serviços médicos mais precisos e eficientes, bem como um modelo de colaboração entre indústria, academia e pesquisa que possa ser referenciado pela indústria."

Chama atenção o fato de que ambas as partes também iniciaram o desenvolvimento do projeto de inteligência do Hospital do Instituto de Medicina da Universidade de Pequim. Este projeto será lançado na plataforma AQ de Assistente de Saúde com IA no futuro, oferecendo aos pacientes do Hospital do Instituto de Medicina da Universidade de Pequim um serviço completo de acompanhamento com IA, equivalente a fornecer a cada paciente um assistente especializado em atendimento médico.

Essa medida inovadora otimizará fundamentalmente a experiência dos pacientes ao buscar atendimento médico, melhorando a eficiência dos serviços de saúde e fornecendo um caminho prático replicável e expansível para a construção de hospitais inteligentes. O paciente passará por todo o processo, desde a marcação de consulta até a gestão pós-diagnóstico, recebendo orientação profissional e atendimento carinhoso de um assistente de IA.

O gerente geral de Saúde com IA do Grupo Ant, Liu Junwei, disse: "Tornar mais simples a busca por atendimento médico para o povo comum também é uma das visões importantes do Ant. O Ant usará sua tecnologia de modelo de grande porte em saúde e vantagens ecológicas como a plataforma AQ, mantendo o pensamento de longo prazo, para servir melhor aos pacientes, médicos e hospitais."