A Slack está fazendo uma grande atualização em sua ferramenta principal Slackbot, planejando transformá-la de uma ferramenta simples de lembretes e notificações para um poderoso assistente de IA personalizado.
O diretor de produtos da Slack, pertencente à Salesforce, Rob Seaman, disse ao The Verge: "O Slackbot ainda está em fase inicial. Mas o que estamos fazendo é reconstruí-lo do zero, tornando-o um parceiro de inteligência artificial personalizada."
O novo Slackbot de IA será capaz de executar várias tarefas complexas para aumentar a eficiência dos usuários:
Planejamento personalizado: criar planos diários ou de projetos personalizados com base nas informações do espaço de trabalho do usuário.
Filtragem e resumo de informações: filtrar mensagens em grande quantidade e coletar e organizar informações de vários canais do Slack.
Organização de tarefas complexas: na demonstração, ele pode coletar informações por canais, organizar o plano de lançamento de um produto no Canvas e até ajudar a criar atividades nas redes sociais com a voz da marca.
Pesquisa por linguagem natural: os usuários podem pesquisar no ambiente de trabalho por meio de linguagem natural (como: "me ajude a encontrar o documento que Jay compartilhou na reunião anterior"), mesmo que não saibam as palavras-chave exatas.
Coordenação entre plataformas: pode utilizar o Microsoft Outlook e o Google Calendar para coordenar e agendar reuniões com colegas.
Interface do Usuário e Integração
O Slackbot atualizado aparecerá na barra de pesquisa no topo do ambiente de trabalho como um ícone. Ao clicar nesse ícone, um painel semelhante a uma mensagem direta será aberto no lado direito da tela, onde os usuários podem inserir sugestões, como "Quais são as minhas prioridades hoje?" ou "Encontre as últimas notícias sobre o projeto".
Essa nova funcionalidade aprimora ainda mais as funções de IA já existentes na plataforma Slack (como resumir discussões e canais, interpretar termos da empresa). Seaman disse que a empresa continuará adicionando essas pequenas funcionalidades nos locais apropriados para economizar cliques dos usuários. As funcionalidades existentes do Slackbot também serão mantidas.

Segurança de Dados e Plano de Lançamento
No aspecto da privacidade dos dados, a Slack destaca que suas funções de IA funcionam no Virtual Private Cloud da Amazon Web Services, o que significa que "nenhum dado sai do firewall e nenhum dado é usado para treinar o modelo".
As empresas podem optar por não usar o Slackbot de IA, mas os usuários individuais no local de trabalho não podem desativar essa função.
O Slackbot atualizado foi testado entre os 70.000 funcionários da Salesforce e está sendo testado com outros clientes. A Slack planeja lançar essa nova funcionalidade para todos os usuários até o final do ano




