A OpenAI anunciou que vai aliviar as restrições de conteúdo do seu chatbot ChatGPT, planejando permitir que usuários adultos verificados gerem conteúdo adulto. Essa nova medida é parte do princípio da empresa de "tratar os usuários adultos como adultos", visando oferecer uma experiência mais personalizada com o assistente de IA.

ChatGPT OpenAI inteligência artificial (1)

De acordo com o plano da OpenAI, a nova versão do ChatGPT será lançada em dezembro, quando os usuários poderão personalizar a personalidade do seu assistente de IA, incluindo a escolha de respostas mais humanizadas, uso de muitos emojis ou comportamento amigável. Essa medida marca esforços da empresa para melhorar progressivamente a experiência do usuário, mantendo a segurança.

Chama atenção que a OpenAI introduzirá medidas mais completas de verificação de idade nessa atualização, permitindo que usuários adultos gerem conteúdo adulto. Embora a empresa ainda não tenha especificado seus métodos de verificação de idade e medidas adicionais de proteção contra conteúdo adulto, seu objetivo é fornecer um ambiente seguro e livre para os usuários.

Além disso, a OpenAI já lançou em setembro uma experiência exclusiva do ChatGPT para usuários com menos de 18 anos, guiando automaticamente os jovens usuários para conteúdos adequados, impedindo materiais gráficos e relacionados à sexualidade. A empresa também está desenvolvendo uma tecnologia de previsão baseada no comportamento, que analisa a interação do usuário com o ChatGPT para determinar se ele tem mais de 18 anos.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse na plataforma X que as medidas mais rigorosas de controle de segurança implementadas por causa de problemas de saúde mental tornaram o chatbot "menos útil e agradável" para muitos usuários que não têm problemas de saúde mental. Essas medidas mais rigorosas foram introduzidas após o suicídio de uma adolescente na Califórnia, e os pais da menina processaram a OpenAI em agosto, alegando que o ChatGPT forneceu conselhos sobre suicídio. Dois meses depois, Altman afirmou que a empresa conseguiu aliviar problemas graves de saúde mental.

Na mesma época, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos iniciou investigações contra várias empresas de tecnologia, incluindo a OpenAI, focando nos possíveis impactos negativos dos robôs de conversa de IA em crianças e adolescentes. Altman disse na segunda-feira que, considerando a gravidade desse problema, a OpenAI deseja gradualmente relaxar as restrições, garantindo a segurança.

Principais pontos:

📅 A nova versão do ChatGPT permitirá que usuários adultos verificados gerem conteúdo adulto e ofereça uma experiência de assistente personalizada.

🔒 A OpenAI lança medidas completas de verificação de idade, protegendo os jovens usuários de conteúdo inadequado.

⚖️ A empresa responde aos problemas de saúde mental, destacando que as novas ferramentas de segurança permitem aliviar as restrições enquanto protege a segurança dos usuários.