A Amazon lançou oficialmente sua nova plataforma de execução de agentes de IA, o AgentCore, e a integrou plenamente ao Amazon Bedrock, marcando o ingresso da gigante da computação em nuvem no campo da infraestrutura de agentes de IA (IA).

Segundo informações divulgadas, o AgentCore tem como objetivo ajudar as empresas a construir, implantar e integrar rapidamente agentes de IA em cenários práticos. O suporte inclui diversos modelos e frameworks populares, como OpenAI, Gemini e LangGraph. Por meio desta plataforma, os desenvolvedores não precisam começar do zero para montar um sistema, podendo implementar soluções de agentes inteligentes rapidamente, com o ambiente de execução fornecido pela Amazon, interfaces de acesso a aplicações web, capacidades de integração de API e funcionalidades de armazenamento e monitoramento embutidas por meio do CloudWatch.

QQ20251015-091157.png

O momento atual, o AgentCore está disponível em nove regiões da AWS e já foi adotado por várias empresas. A Amazon revelou que empresas como Sony, Ericsson e Cohere Health já estão utilizando o AgentCore nos setores de manufatura, telecomunicações e saúde para criar assistentes de IA corporativos e sistemas de tomada de decisão automatizados.

Analistas do setor acreditam que o lançamento do AgentCore significa que o Amazon Bedrock não é mais apenas uma plataforma para hospedagem e chamada de modelos, mas sim uma extensão completa para a camada de aplicações de IA. Essa iniciativa formará uma competição direta com plataformas como Azure AI Studio da Microsoft e Vertex AI da Google.