Recentemente, o Periodic Labs anunciou com sucesso uma rodada de financiamento de semente no valor de 300 milhões de dólares, atraindo diversos investidores renomados da indústria tecnológica, incluindo a Andreessen Horowitz, NVIDIA, Elad Gil, Jeff Dean, Eric Schmidt e Jeff Bezos. A empresa foi fundada pelos pesquisadores Ekin Dogus Cubuk e Liam Fedus. Cubuk liderou equipes de materiais e química no Google Brain e no DeepMind, desenvolvendo uma ferramenta de inteligência artificial chamada GNoME, que descobriu mais de 2 milhões de novos cristais em 2023, materiais que podem impulsionar as próximas gerações de tecnologias.

Liam Fedus era anteriormente vice-presidente de pesquisa na OpenAI e participou do desenvolvimento do ChatGPT, ao mesmo tempo liderando a equipe do primeiro modelo neural com trilhões de parâmetros. Os membros da equipe do Periodic Labs são todos pesquisadores com experiência significativa nas áreas de inteligência artificial e ciência dos materiais, tendo participado de projetos importantes como o Agent Operator da OpenAI e o MatterGen da Microsoft.

Dinheiro Capital Financiamento

O objetivo do Periodic Labs é automatizar o descobrimento científico, criando cientistas de inteligência artificial. A empresa planeja estabelecer laboratórios onde robôs realizem experimentos físicos, colem dados, façam testes repetidos e procurem novas descobertas enquanto aprendem e melhoram continuamente. Seu primeiro objetivo é desenvolver novos materiais supercondutores, esperando que esses materiais tenham desempenho superior aos materiais supercondutores existentes e possam requerer menos energia. Além disso, o Periodic Labs também deseja coletar todos os dados do mundo físico, que serão gerados pelos seus cientistas de inteligência artificial durante os experimentos.

Na apresentação da empresa, eles afirmaram que até agora os avanços na inteligência artificial científica vieram principalmente do treinamento de modelos com dados da internet, e os grandes modelos de linguagem (LLMs) já esgotaram os recursos disponíveis na internet. O Periodic Labs espera criar cientistas de inteligência artificial e laboratórios autônomos que operam com eles, não apenas criando novos materiais da próxima geração, mas também gerando dados valiosos para que os modelos de inteligência artificial aprendam e evoluam ainda mais.

Ainda que o Periodic Labs tenha se destacado na formação de uma equipe de pesquisa tão poderosa, não é a única empresa que está promovendo o desenvolvimento de cientistas de inteligência artificial. A pesquisa sobre a utilização da inteligência artificial como ferramenta para descoberta química tem sido um foco de muitas startups pequenas e organizações sem fins lucrativos desde 2023, como a Tetsuwan Scientific, Future House e a Aliança de Aceleração da Universidade de Toronto.

Principais pontos:

🔬 O Periodic Labs recebeu 300 milhões de dólares em financiamento de semente, com o objetivo de automatizar a ciência.  

🤖 Os fundadores Ekin Dogus Cubuk e Liam Fedus vêm de instituições de inteligência artificial renomadas, com uma equipe forte.  

⚗️ A empresa planeja desenvolver novos materiais supercondutores e coletar dados experimentais para que a inteligência artificial continue aprendendo e se desenvolvendo.