Recentemente, o CEO da LinkedIn, Ryan Roslansky, disse que o número de vagas de emprego na plataforma que mencionam IA cresceu seis vezes no último ano. Ao mesmo tempo, o número de usuários que adicionam habilidades de IA em seus perfis aumentou ainda mais significativamente, crescendo 20 vezes. Essa mudança indica que cada vez mais profissionais estão redefinindo suas imagens profissionais, incluindo habilidades relacionadas à IA, embora sua experiência real possa não ser muito grande.
Roslansky observou durante uma entrevista com a Bloomberg que a IA generativa já desempenhou um papel importante na plataforma LinkedIn. A plataforma não depende mais apenas de modelos de recomendação estáticos, mas adotou uma abordagem de apresentação de conteúdo personalizado baseada em dicas. "O funcionamento do fluxo de informações basicamente é como uma grande dica", ele explicou. "Essa é a página de perfil da Shirin, o que ela fez no passado, quais conteúdos devemos recomendá-la?" Essa mudança tornou o processo de procura de emprego mais humano, passando do filtro de palavras-chave tradicionais para o processamento de linguagem natural. Ele afirmou: "A IA nos permite expressar de forma mais intuitiva o que você quer fazer ou os objetivos que deseja."
No entanto, Roslansky também mencionou que, apesar das inovações contínuas da LinkedIn, os usuários são extremamente cautelosos ao usar conteúdo gerado pela IA. Porque a LinkedIn é vista como o "currículo online" de uma pessoa, carrega a responsabilidade de manter a imagem profissional, e os usuários dificilmente compartilharão conteúdo que pareça "claramente gerado por IA". "Assim que for apontado pela comunidade, isso pode afetar sua capacidade de criar oportunidades econômicas", ele enfatizou. Para garantir a autenticidade do conteúdo, os usuários costumam revisar as sugestões geradas pela IA. Além disso, ele reconhece que a ferramenta de escrita de IA da própria LinkedIn não alcançou o nível de popularidade esperado: "Para ser honesto, ela não foi tão popular quanto eu imaginava."
Impulsionada por essa onda de IA, a ecologia profissional da LinkedIn está passando por mudanças profundas, mostrando um aumento crescente na demanda por habilidades relacionadas à IA, enquanto a atitude cautelosa dos usuários em relação à criação de conteúdo demonstra a importância da profissionalismo da plataforma.
Destaque:
💼 O número de vagas de emprego relacionadas à IA na LinkedIn cresceu seis vezes.
📈 O número de usuários que adicionam habilidades de IA em seus perfis aumentou 20 vezes.
✍️ Os usuários têm uma atitude cautelosa em relação ao conteúdo gerado pela IA, preferindo revisá-lo para manter a autenticidade.